04/05/2017 às 11:28

Conscientização do dono é exigência para castração de animais

Palestras mobilizam população para a guarda responsável e redução do número de cães e gatos abandonados nas ruas. A ação será no Galpão Multiúso da Candangolândia

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Moradores da Candangolândia que queiram castrar seus animais de estimação terão de participar de palestras neste sábado (6). Os debates serão no Galpão Multiúso, no anexo da administração regional, às 9 horas.

Com 15 minutos cada uma, as palestras abordarão os temas: Guarda Responsável, ministrada por Cássio Ricardo Ribeiro; e Mitos e Verdades sobre Castração, pela médica-veterinária Eliana de Farias.

Após o evento, os interessados poderão fazer o cadastro que dará o direito de castrar cães e gatos, de forma gratuita, pela equipe veterinária da Universidade de Brasília (UnB).

[Olho texto='”Além de respeitar a vida do animal, o evento alcança os moradores de baixa renda sem condição de fazer a castração”‘ assinatura=”Roosevelt Vilela, administrador regional da Candangolândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A iniciativa só é válida para moradores da região que participarem dos dois debates.

Além da UnB, o projeto conta com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria de Saúde.

De acordo com o administrador regional, Roosevelt Vilela, a ação se destina a conscientizar a população e minimizar o número de cães e gatos abandonados nas ruas. “Além de respeitar a vida do animal, o evento alcança os moradores de baixa renda sem condição de fazer o procedimento.”

Para o cadastramento, é preciso levar comprovante de residência (água, luz, IPTU etc.) e a carteira de vacinação atualizada do animal. No dia das palestras, não é necessário levar o bicho.

Edição: Vannildo Mendes