05/05/2017 às 08:52, atualizado em 05/05/2017 às 19:35

Estratégia Saúde da Família já alcança 36,4% de Ceilândia

Até o fim do ano, expectativa é que a atenção primária na região seja exclusivamente dentro do novo modelo. Em abril, mais duas unidades passaram a ser de transição

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Ceilândia ampliou de 26,71% para 36,43% a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). Dentro dos critérios de vulnerabilidade econômica e social, duas unidades básicas escolhidas na região foram transformadas, em abril, em unidades de transição.

O clínico geral José Fernandes Pontes e a enfermeira Dejane Elis René de Araújo fazem atendimento a paciente na Unidade Básica de Saúde 6, em Ceilândia.

O clínico geral José Fernandes Pontes e a enfermeira Dejane Elis René de Araújo fazem atendimento a paciente na Unidade Básica de Saúde 6, em Ceilândia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Isso significa que as Unidades Básicas de Saúde 6 e 12 deixam de ser mistas — funcionavam com os modelos tradicional e novo — e passam a atender exclusivamente dentro da estratégia.

As equipes — por enquanto, duas em cada estabelecimento — são formadas por profissionais que optaram por fazer parte da conversão progressiva, regulamentada pela Portaria n° 78, de 2017.

Cada equipe de transição tem três médicos: um clínico geral, um ginecologista e um pediatra, além de três enfermeiros e seis técnicos em enfermagem. A partir de sexta-feira (5), parte do grupo passará por capacitação para que os integrantes se tornem, de fato, profissionais de Saúde da Família.

[Olho texto=”Profissionais, inclusive médicos, recebem capacitação para que a atuação na comunidade vá além de suas especialidades” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No caso dos médicos, o esforço é para que se tornem generalistas e atendam além de suas especialidades. “Isso para que eles estejam aptos a atender em todos os ciclos de vida”, resume o diretor da Atenção Primária da Região Oeste, Luís Henrique Mota.

Troca de experiência

O treinamento é por módulos e inclui partes teóricas e práticas. A composição das equipes não é por acaso. Já na capacitação, os profissionais atenderão pacientes do território adscrito enquanto treinam.

José Fernandes Pontes é clínico geral da Secretaria de Saúde há 30 anos e optou por integrar a conversão. Ele atende na UBS 6 e conta que já teve contato com as especialidades de ginecologia e pediatria anteriormente.

O médico explica que tem conversado com os colegas da equipe sobre as dúvidas naturais que ocorrem. “A troca de experiência é natural e vai acontecer de forma facilitada.”

O mesmo se dá com enfermeiros, que, na estratégia, são parte tão importantes quanto o médico. “O modelo tradicional não permite isso. É muito focado na assistência médica”, compara o diretor.

[Olho texto='”A troca de experiência é natural e vai acontecer de forma facilitada (na Estratégia Saúde da Família)”‘ assinatura=”José Fernandes Pontes, clínico geral” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dejane Elis René de Araújo é enfermeira na atenção primária há quase duas décadas e agora fará consultas. “Faço a escuta qualificada das pessoas e venho aqui mostrar para ele [o doutor] ver se estou solicitando os exames suficientes ou se ele acha diferente.” Ela e o clínico geral fazem parte do mesmo grupo.

Ao fim do processo, que deve durar seis meses, cada equipe, que agora será responsável por 11.250 usuários, vai ser desmembrada em outras três. Quando isso ocorrer, um grupo terá 3.750 pacientes cadastrados — um terço do valor atual.

Primeira fase

Em uma primeira fase, a Superintendência Oeste — responsável por Ceilândia e Brazlândia — usou o mesmo critério de vulnerabilidade para apontar duas outras unidades básicas de saúde (UBS 8 e UBS 10) para fazer a migração de mistas para exclusivamente ESF.

Nesse caso, equipes da estratégia que já atuavam em outros postos de atendimento foram concentradas nos dois espaços.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com essa primeira medida, a cobertura do território passou de 23,48% para 26,71%. O próximo passo, já na semana que vem, é fazer com que na Unidade Básica de Saúde 9 o atendimento também passe a ser exclusivamente dentro do novo modelo.
Isso será possível graças à nomeação de novos profissionais aprovados em concurso público, anunciada pelo governo na terça-feira (2). Seis médicos serão lotados na UBS.

Nova política de atenção primária

A nova política de atenção primária do DF foi definida pela Portaria nº 77, de 2017, que prevê que todas as unidades básicas funcionem com equipes da Estratégia Saúde da Família. A conversão do antigo modelo para o novo é progressiva: até junho, todos os locais que ainda atendem sob as regras tradicionais deverão estar em transição.

Edição: Vannildo Mendes