09/05/2017 às 14:59, atualizado em 09/05/2017 às 17:20

DER-DF faz blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo

Abordagens ocorreram na manhã desta terça-feira (9) na EPTG. Desde 1º de maio, 3,2 mil pessoas participaram das ações educativas do Departamento de Estradas de Rodagem

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Conscientizar sobre questões voltadas para o trânsito seguro e promover ações de cuidado da saúde. Com esses propósitos, alguns dos condutores e dos passageiros que trafegaram pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) na manhã desta terça-feira (9) passaram por uma blitz diferente.

Acompanhados de professores e estudantes da área de saúde de uma faculdade particular do DF, agentes do DER-DF promoveram ação educativa na EPTG em alusão ao Maio Amarelo.

Acompanhados de professores e estudantes da área de saúde de uma faculdade particular do DF, agentes do DER-DF promoveram ação educativa na EPTG em alusão ao Maio Amarelo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Nas proximidades do km 8 da via, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), acompanhados por professores e estudantes da área de saúde de uma faculdade particular do DF, promoveram uma ação educativa, como parte da programação do movimento Maio Amarelo.

Moradores de Vicente Pires, a vendedora Elida Cibele Ribeiro, de 22 anos, e o marido, Izaelson Gonçalves, de 30 anos, voltavam do trabalho quando tiveram o veículo parado. “A gente não tem tempo de fazer exame, então, é sempre bom”, disse Elida após receber informações sobre a tipagem sanguínea — uma das atividades oferecidas gratuitamente nas tendas montadas no local.

[Olho texto=”“O objetivo é que sociedade discuta um pouquinho mais assuntos de trânsito e ajude a tornar mais viável a segurança tão buscada por todos nós”” assinatura=”Fábio Vargas, diretor de Educação para o Trânsito do DER-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A informação foi entregue anotada em um adesivo para facilitar o atendimento médico no caso de acidente. “Se o socorro sabe identificar qual é a tipagem sanguínea da pessoa, o atendimento pode ser mais rápido”, explicou o diretor de Educação para o Trânsito do DER-DF, Fábio Vargas, que também é coordenador do movimento Maio Amarelo na capital do País.

Além disso, quem participou teve aferidos a pressão arterial e a glicemia. Antes de seguir viagem, os condutores receberam material educativo alusivo ao movimento mundial, como para-sol para o veículo, cartilha e adesivo.

Balanço do Maio Amarelo

Na primeira semana de atividades do Maio Amarelo, aproximadamente 3,2 mil pessoas participaram das ações educativas do DER-DF, entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. O número engloba ações de divulgação do movimento e blitze educativas em locais como Eixão, Planaltina e Colorado.

Além disso, condutores e cobradores de ônibus receberam material educativo e, em ação integrada de diversos órgãos na última semana, passageiros foram abordados na Rodoviária do Plano Piloto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O objetivo é que sociedade discuta um pouquinho mais assuntos de trânsito e ajude a tornar mais viável a segurança tão buscada por todos nós”, destacou Vargas.

De 1º a 7 de maio, a Polícia Militar do DF fez 325 notificações por alcoolemia/embriaguez, 75 por transporte irregular e 297 por assuntos relacionados ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

De acordo com a corporação, também ocorreram 143 remoções de veículos, 19 prisões em flagrante, 5 recuperações de veículos e o recolhimento de 325 carteiras de habilitação ou permissões.

O que é o Maio Amarelo

A iniciativa tem o amarelo em alusão ao significado de atenção nos semáforos e a marca que simboliza o movimento é um laço dessa cor.

Ação coordenada entre o poder público e a sociedade, com atividades de conscientização para um trânsito mais seguro, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Entre as atividades programadas para este mês, está o 2º Passeio Motociclístico Maio Amarelo, que ocorrerá nesta quarta-feira (10). O percurso será de aproximadamente 28 quilômetros, com concentração às 19 horas no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A ideia é alertar motoristas e motociclistas sobre a necessidade de mais prudência ao volante.

Edição: Paula Oliveira