10/05/2017 às 18:23, atualizado em 10/05/2017 às 20:07

Saúde fecha acordo com fabricante do Trakcare para recuperar o sistema

Previsão é que o monitoramento dos prontuários e outras informações voltem a funcionar ainda nesta semana

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Para garantir o retorno imediato do funcionamento do Trakcare, sistema unificado de informação da rede pública, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal ajustou, nesta quarta-feira (10), as bases do novo acordo comercial com a empresa InterSystems, fabricante do programa.

Na segunda-feira (8), o Trakcare tornou-se inoperante em todas as unidades de saúde, o que impossibilitou o acesso dos profissionais a mais de 2 milhões de prontuários.

Segundo o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Ismael Alexandrino, o acordo será formalizado em contrato em até 20 dias. “O ajuste firmado hoje prevê, entre outras coisas, a integração do sistema com o banco de dados e foi fechado no valor de R$ 4,9 milhões”, explica.

O último contrato de manutenção entre a pasta e o fabricante teve o prazo expirado em fevereiro deste ano. A partir de então, a gestão do sistema passou a ser feita por equipe técnica da Coordenação Especial de Tecnologia da Informação, da secretaria.

[Olho texto=”Durante o período de falha no Trakcare, as cirurgias foram feitas normalmente, e as consultas serão remarcadas sem afetar a ordem da fila de espera” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesse período, segundo Alexandrino, o governo tentou negociar um novo acordo. “Mas por duas vezes a InterSystems cobrou valores que não condizem com a prestação do serviço demandado”, destaca.

Na primeira vez, conforme o secretário adjunto, foi solicitada a quantia de R$ 30 milhões, que incluía a cobrança de dívidas antigas, feitas em governos anteriores. Na segunda proposta, ainda alta, a empresa pediu R$ 7,9 milhões.

O sistema passará por avaliação de peritos internos e externos para investigar os motivos que levaram à falta de funcionamento do Trakcare. “Vale ressaltar que todos os dados dos prontuários dos usuários estão preservados em nosso banco e nada foi perdido”, ressalta o dirigente.

Alexandrino informou que, durante o período de falha, as cirurgias foram feitas normalmente, e todas as consultas serão remarcadas sem afetar a ordem da fila de espera.

O Trakcare permite, entre outras coisas, que todas as informações de prontuário do paciente sejam inseridas ali e possam ser acessadas por qualquer profissional nas unidades de saúde informatizadas da rede.