12/05/2017 às 10:41, atualizado em 12/05/2017 às 11:44

Ibram abrirá inscrições para castração gratuita de animais domésticos

A partir das 10 horas de segunda-feira (15), estarão disponíveis 1,5 mil vagas, distribuídas em quatro grandes grupos regionais

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Começará na segunda-feira (15) a campanha do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos do Distrito Federal, desenvolvida pelo governo de Brasília. A partir das 10 horas, o site do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) oferecerá 1,5 mil vagas para castração de animais, distribuídas em quatro grupos de regiões administrativas.

A medida tem objetivos de natureza sanitária. “O controle populacional é importante para a saúde do animal, por evitar doenças e aumentar sua longevidade”, explica o analista de Atividades do Meio Ambiente do Ibram, o biólogo Almir Picanço de Figueiredo.

O programa tem como uma das metas a diminuição do impacto da invasão de cães e gatos domésticos em unidades de conservação e outros ambientes naturais. A definição das regiões de cada grupo levou em conta o porcentual de área verde no lugar, com base em dados do zoneamento ecológico-econômico do DF (ZEE-DF) a serem publicados.

Outro fator determinante foi a renda média per capita, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios 2015/2016. O objetivo, nesse caso, foi considerar a questão financeira como indicador social relacionado ao aumento do risco de abandono dos bichos.

[Olho texto='”O controle populacional é importante para a saúde do animal, por evitar doenças e aumentar sua longevidade”‘ assinatura=”Almir Picanço de Figueiredo, analista de Atividades do Meio Ambiente do Ibram” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Dessa maneira, o grupo 1 representa regiões com alta porcentagem de área verde e baixa renda per capita. Já o grupo 4 diz respeito a baixa porcentagem de área verde e alta renda per capita.

Por fim, também se levou em consideração o tamanho da população de cada uma dessas cidades.

O último chamamento para castrações ocorreu em fevereiro do ano passado, e foi retomado em abril, quando faltavam 923 animais. Desses, 798 foram encaminhados para o agendamento.

Os demais casos foram cancelados em razão de morte ou porque o procedimento foi feito em instituições particulares. Até o momento, houve 351 marcações de cirurgia, 239 das quais já feitas.

Distribuição de vagas por grupo de regiões
Grupo Vagas
1 — Fercal, Santa Maria, Itapoã, São Sebastião, Brazlândia, Estrutural/SCIA, Varjão, Paranoá e Recanto das Emas 550
2 — Gama, Riacho Fundo, Ceilândia e Sobradinho II 450
3 — Planaltina, Candangolândia, Sobradinho, Taguatinga e Samambaia 350
4 — Riacho Fundo II, SIA, Jardim Botânico, Brasília, Park Way, Lago Norte, Vicente Pires, Guará, Lago Sul, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro 150

Informações sobre o cadastramento

De acordo com as determinações do Ibram, cada responsável poderá cadastrar até dez animais para cirurgia. Logo após o procedimento inicial, o instituto visitará a casa dos inscritos para checar a quantidade de cães e gatos no endereço informado.

Assim que terminar o cadastramento, os donos receberão um e-mail informando como retirar o termo de encaminhamento para a clínica credenciada.

Os encaminhamentos se darão por conjuntos, na quantidade e frequência demandada pela clínica. Em cada orientação será respeitada a proporcionalidade de vagas para cada grupo de regiões administrativas.

Durante essa etapa, é responsabilidade do tutor entrar em contato com a clínica para agendar a cirurgia. Se, por algum motivo, for preciso remarcar o procedimento, o responsável deverá tratar diretamente com o consultório. Não haverá segunda chance em caso de falta.

O Ibram alerta que informações falsas e falta ao procedimento agendado causam o descredenciamento e ainda impedem novo cadastro pelas duas campanhas seguintes.

Exames complementares e anestesia inalatória

O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos no DF oferece de forma gratuita as operações de esterilização (ovário-salpingo-histerectomia para fêmeas e orquiectomia para machos), além de anestesia injetável.

[Numeralha titulo_grande=”1,5 mil” texto=”Número de vagas para castração de animais” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma vez necessários exames complementares ou anestesia inalatória, nos casos de raças braquicefálicas — de focinho curto, como os cães boxer, chow chow e pequinês, e o gato persa, entre outros —, os custos devem ser arcados pelos proprietários do animal.

A justificativa é que essas raças apresentam muitos problemas de saúde ligados ao sistema respiratório. Em função disso, eles somente serão operados com anestesia inalatória.

Esse tipo de anestesia não é coberto pelo programa. Caso o interessado deseje indicar animais com essa característica, a aplicação deverá ser custeada pelo responsável.

Castração de grandes plantéis de cães e gatos

Poderão apresentar proposta de parceria com o Ibram pessoas físicas ou jurídicas que desejam indicar mais de dez bichos para a castração dentro do programa. O mesmo vale para funcionários de instituições públicas devidamente autorizadas pelo dirigente do órgão.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para tanto, é preciso preencher um termo de referência, no qual conste, entre outras informações, o tamanho do plantel e os responsáveis pelo acompanhamento nas operações e no pós-operatório, bem como na captura e o cronograma executivo.

Não haverá taxa para o protocolo dos documentos e o próprio interessado poderá cadastrar o pedido. Em casos de quantidades muito elevadas, o Ibram recomenda a contratação de um médico-veterinário como consultor técnico para o projeto.

Edição: Vannildo Mendes