12/05/2017 às 16:01, atualizado em 15/05/2017 às 09:11

Saúde quer vacinar 200 mil pessoas contra gripe no Dia D

Além das 107 salas de vacinação, haverá 36 postos volantes na cidade, que funcionarão das 8 às 17 horas deste sábado (13)

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Neste sábado (13), Dia de Mobilização Nacional para vacinação contra a gripe influenza, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal pretende vacinar cerca de 200 mil pessoas do público-alvo. Isso representa 30% da meta de 687.155 doses reservadas.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, A subsecretária de Vigilância à Saúde, Gessyane Vale Paulino; o secretário de Saúde, Humberto Fonseca; e o subsecretário de Educação, Clovis Lucio da Fonseca Sabino.


A subsecretária de Vigilância à Saúde, Gessyane Vale Paulino; o secretário de Saúde, Humberto Fonseca; e o secretário adjunto de Educação, Clovis Lucio da Fonseca Sabino. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Estarão abertas as 107 salas de vacinação da cidade, além de 36 postos volantes distribuídos em diferentes locais (a lista completa está disponível no portal da Saúde) e um no esquema drive-thru, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), para os com dificuldade de locomoção. O atendimento no sábado será das 8 às 17 horas.

O lançamento oficial do Dia D em Brasília será no Centro de Saúde nº 1 do Itapoã. Durante a campanha, serão vacinados contra a gripe pela rede pública de saúde:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos
  • Detentos
  • Gestantes
  • Funcionários do sistema prisional
  • Idosos
  • Indígenas
  • Jovens do sistema socioeducativo
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Professores das redes pública e privada
  • Puérperas (mulheres cujo parto ocorreu até 45 dias antes da vacina)
  • Profissionais da área de saúde

Até agora, a pasta afirma que vacinou 38% do público-alvo — 261 mil pessoas. O DF recebeu, por ora, 636 mil doses do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, destacou que a vacina não causa a gripe e que, portanto, a população não precisa se preocupar. “Não há risco de causar a doença. [Essa imunização] É diferente de outras vacinas que têm o vírus ativado”, esclareceu.

A data escolhida para o Dia D é uma forma de facilitar o acesso à aplicação. “Sábado tem uma possibilidade maior de as pessoas comparecerem. Queremos superar a meta”, avaliou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Gessyane Vale Paulino.

Em 2017, a meta do DF é vacinar pelo menos 90% de cada categoria do público-alvo — um crescimento em relação ao ano passado, quando o porcentual estabelecido foi de 80%, sendo superado.

Os que estão nessas categorias e não puderem comparecer no sábado (13) têm até 26 de maio para se vacinar nos postos de vacinação da rede pública. A contraindicação é para pessoas em estado febril — apenas enquanto durar a situação —, alérgicas a ovo e que já tiveram síndrome de Guillain-Barré.

Vacina reduz mortes por complicações da gripe

A vacina disponibilizada para a temporada 2017 é trivalente e protege dos três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano — da influenza A, a H1N1 e a H3N2, e a influenza B — seguindo a determinação da Organização Mundial de Saúde.

[Olho texto='”É muito importante nos anteciparmos. Até agora não tivemos nenhum caso de H1N1 no DF em 2017″‘ assinatura=”Humberto Fonseca, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75%, a mortalidade por complicações da doença.

“É muito importante nos anteciparmos. Até agora não tivemos nenhum caso de H1N1 no DF em 2017”, ressaltou o secretário de Saúde. Neste ano, foram confirmadas duas mortes por vírus respiratório influenza A H3. Nos dois casos, a pasta destaca que não havia histórico de vacinação.

No mesmo período de 2016, o DF registrou 12 óbitos por síndrome respiratória aguda grave, sendo dez relacionados ao influenza A H1N1.

Para Fonseca, a redução tem ligação com alta imunização em 2016. “Queremos que não haja nenhum caso, por isso a importância de vacinar; todos devem procurar os locais de vacinação no sábado”, reforçou.

Professores fazem parte do público-alvo contra a influenza

Em 23 de maio haverá campanha em escolas para imunização de educadores. “São quase 26 mil professores em contato direto com quase 460 mil estudantes. A medida é importante para evitar a propagação do vírus”, afirmou o secretário adjunto de Educação, Clovis Lucio da Fonseca Sabino.

Como as ações não serão em unidades de ensino, os professores devem procurar um posto de vacinação amanhã (13).

Edição: Vannildo Mendes