15/05/2017 às 10:36, atualizado em 16/05/2017 às 16:31

Professores recebem treinamento sobre uso consciente da água

A ideia é que eles se tornem multiplicadores de conhecimento em toda a rede pública de ensino do DF. O projeto uniu o plano de ação para prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, da Secretaria de Saúde, e o programa Mensageiros da Água, da Caesb

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Os encontros na parte da manhã serão das 8h30 às 11h30, e não das 8 às 11 horas, como informado anteriormente.

A Secretaria de Educação lançará na terça-feira (16) programa de treinamento ambiental para professores e coordenadores da rede pública do Distrito Federal. O foco é a conscientização sobre o uso sustentável da água e a prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Com o treinamento, os profissionais de educação estarão capacitados a atuar como agentes de mobilização nas escolas. Eles farão inspeção semanal para detectar possíveis focos do mosquito e também o monitoramento do consumo de água da unidade escolar.

[Olho texto=”As 14 regionais de ensino do DF terão o compromisso de repassar o conhecimento às 677 escolas da rede pública” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A intenção da secretaria é formar 651 profissionais da educação como multiplicadores do projeto. As 14 regionais de ensino do DF, alvo das palestras informativas, terão o compromisso de repassar o conhecimento às 677 escolas da rede pública.

O projeto uniu duas frentes de trabalho: o plano de ação para prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde; e o projeto Mensageiros da Água, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Essa atividade faz parte do projeto de política ambiental da Secretaria de Educação e pretende atingir os 410 mil estudantes da rede de ensino público para que eles sejam multiplicadores em suas famílias e comunidades.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Serão sete dias de atividades. Os professores selecionados receberão ensinamentos sobre como localizar vazamentos de água nas escolas e como mudar os hábitos de consumo para economizar os recursos hídricos.

De acordo com a Subsecretaria de Educação Básica, que coordena o projeto, a iniciativa para as capacitações vem da preocupação com os recipientes utilizados pela comunidade para reservar água.

Neste momento de crise hídrica no DF, muitas pessoas utilizam de forma inadequada o armazenamento de água, o que cria reservatórios com focos do vetor da dengue.

Cada regional de ensino receberá uma palestra de três horas com informações sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e de como detectar a presença do inseto no ambiente escolar. Haverá encontro pela manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 14 às 17 horas, de acordo com a quantidade de participantes.

Capacitação de agentes de mobilização da Secretaria de Educação

Guará e Núcleo Bandeirante

16 de maio (terça-feira)

No Centro de Ensino Médio 1 do Núcleo Bandeirante

Terceira Avenida, Área Especial nº 4, Setor Tradicional

 

Paranoá e São Sebastião

18 de maio (quinta-feira)

No auditório da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã

DF 250, Km 3, Sítio Rosas, Paranoá

 

Gama, Recanto das Emas e Santa Maria

19 de maio (sexta-feira)

Local a ser definido.

 

Brazlândia, Taguatinga e Samambaia

23 de maio (terça-feira)

Local a ser definido.

 

Sobradinho e Planaltina

25 de maio (quinta-feira)

Local a ser definido.

 

Ceilândia

26 de maio (sexta-feira)

Local a ser definido.

 

Plano Piloto

30 de maio (terça-feira)

Local a ser definido.

Edição: Paula Oliveira