16/05/2017 às 16:42, atualizado em 17/05/2017 às 09:06

Saúde adquire próteses para tratamento de traumas

Processo de licitação regular teve redução de 26,34% no custo estimado. Valor final ficou abaixo da tabela SUS

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde assinou, nesta terça-feira (16), a ata de registro de preço para compra de todas as próteses e materiais especiais necessários em cirurgias de urgência e emergência ortopédicas de trauma.

A conta estimada para 12 meses era de R$ 9,1 milhões. Mas, no processo licitatório, o governo de Brasília conseguiu reduzir o custo em 26,34%. O valor final ficou em R$ 6,7 milhões, abaixo dos parametrizados pelo Ministério da Saúde, a tabela SUS.

Desde 2015, segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o DF enfrentava dificuldade na aquisição de próteses. “Já havia itens em desabastecimento, o que coloca em risco o tratamento de acidentados e agrava a superlotação dos prontos-socorros, que ficam com pacientes internados aguardando cirurgia”, observou.

[Olho texto='”Promovemos uma ampla reestruturação dos órgãos e dos fluxos de contratação, com a meta de atingir 95% de abastecimento na rede, e vamos conseguir”‘ assinatura=”Humberto Fonseca, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com essa licitação, “garantimos o abastecimento desse material a um bom preço para o Poder Público”, destacou o secretário durante a assinatura do documento.

Com vigência de um ano, a ata contempla 52 itens, que podem ser reabastecidos nas unidades à medida que os estoques locais tiverem baixas. A expectativa do titular da pasta é que, em aproximadamente 30 dias, o material comece a chegar à rede.

Para Fonseca, essa etapa representa um ganho para a população e para a gestão. “Promovemos uma ampla reestruturação dos órgãos e dos fluxos de contratação na secretaria, com a meta de atingir 95% de abastecimento na rede, e vamos conseguir”, prometeu.

Alguns processos, lembrou ele, tiveram questionamentos no Tribunal de Contas do DF. “Mas conseguimos desconstruir as dúvidas levantadas. Foi uma vitória. Houve a compreensão do tribunal quanto à importância desse material”, frisou.

A aquisição dos insumos ortopédicos foi feita por meio de processo regular, e a estrutura da Saúde foi reformulada para garantir um rigoroso acompanhamento da dispensação e uso das próteses e demais componentes.

As intervenções cirúrgicas que utilizam esse material ocorrem em unidades que contam com a especialidade de ortopedia. É o caso dos hospitais:

  • de Base
  • de Brazlândia
  • de Ceilândia
  • do Gama
  • do Paranoá
  • de Planaltina
  • de Santa Maria
  • de Sobradinho
  • de Taguatinga

Além de itens para cirurgias de urgência e emergência ortopédicas de trauma, a secretaria concluiu os processos de aquisição e assinou, também nesta terça, as atas de diversos medicamentos e materiais médico-hospitalares.

Os lotes incluem: morfina, relaxantes musculares para anestesia, material para curativos, fios cirúrgicos de vários tipos e fraldas geriátricas. Também será finalizada, em breve, a licitação para a compra de próteses de quadril.