17/05/2017 às 15:47, atualizado em 17/05/2017 às 16:28

Miss Gari DF 2017 será conhecida neste sábado (20)

Final ocorrerá às 20 horas, no Centro Cultural do Taguaparque. Finalistas já escolheram os vestidos de festa que usarão na disputa

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Neste sábado (20), no auditório do Centro Cultural do Taguaparque, 30 funcionárias das duas empresas contratadas para limpeza urbana em Brasília disputarão o título de Miss Gari DF 2017. O concurso começa às 20 horas, mas o espaço estará aberto ao público a partir das 19 horas.

Na tarde de terça-feira (16), a concorrentes do Miss Gari DF 2017 fizeram a prova dos vestidos.

Na tarde de terça-feira (16), as concorrentes do Miss Gari DF 2017 fizeram a prova dos vestidos. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Elas posaram para as câmeras e concederam entrevistas, mas algo ainda é mantido em segredo: o modelo escolhido por elas. “Isso aqui é simbólico”, disse a fiscal operacional da empresa Valor Ambiental, Maria de Fátima Dias. Ela é a idealizadora do concurso, que teve a primeira edição em 2015.

“Será uma noite de glamour das meninas, então, elas não podem mostrar o vestido agora para não perder a graça”, completou. A cada ano, o concurso conta com um número maior de participantes.

A escolha da roupa foi tarefa fácil, segundo Valéria Ribeiro, de 31 anos. “Bati o olho e gostei”, resumiu ela, que mora no Recanto das Emas, é gari há cinco anos e participa pela primeira vez do concurso.

“Estou na expectativa de ficar pelo menos em terceiro”, disse, entusiasmada. Ela destacou ainda a importância de concursos como esse para a profissão: “Valoriza muito, porque o pessoal tem preconceito com a gente. Vamos mostrar que, embaixo do uniforme, há uma grande mulher”.

Disputa entre irmãs

Entre as concorrentes desta edição estão duas irmãs: Francisca Alves, de 33 anos, e Michelle Oliveira, de 31 anos. Ambas completam um ano de trabalho nos próximos dias e não entraram a tempo de concorrer na edição de 2016.

Entre as concorrentes desta edição também estão as irmãs Francisca Alves, de 33 anos, e Michelle Oliveira, de 31 anos.

Entre as candidatas desta edição estão as irmãs Michelle Oliveira, de 31 anos, e Francisca Alves, de 33. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

“Ficou aquela vontade. Comecei a trabalhar com uma menina que participou no ano passado. Ela falou muito bem do concurso, aí veio aquela expectativa. Eu estou amando!”, destacou Francisca, que é casada, tem dois filhos e mora em Ceilândia Norte.

Já Michelle contou que o concurso trouxe à realidade um sonho de quando era mais nova. “Desde criança sempre sonhei em desfilar um dia, mas nunca tive oportunidade. Esta é uma ótima oportunidade, e eu estou muito feliz com tudo”, disse. “Não vejo a hora, estou muito ansiosa! Acho que todas estão bem aflitas, mas estou confiante e quero muito ganhar”.

Apesar de serem concorrentes, as irmãs garantem não haver disputa entre elas. “Quem ganhar vai pagar o churrasco”, brincou Francisca, sorridente.

Seletivas começaram em março

As seletivas regionais para o concurso de 2017 tiveram início em 31 de março. Neste ano, foram cerca de 200 inscritas e, dessas, 30 participam da final neste sábado.

[Olho texto='”O principal objetivo (do concurso) é dar visibilidade aos garis nas suas diversas expressões”‘ assinatura=”Kátia Campos, diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a organização, haverá primeira, segunda e terceira colocadas escolhidas pelo júri. Entre os prêmios estão vale-compras em um supermercado, cesta de cosméticos e ensaio fotográfico. Em comum para as três primeiras colocadas haverá dias de folga: cinco, três e dois, respectivamente. Pelas próprias candidatas, haverá também a escolha da miss simpatia.

“O principal objetivo é dar visibilidade aos garis nas suas diversas expressões”, destacou a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos. Além do concurso, há outras ações, como a corrida O Gari Mais Veloz (em 4 de junho) e a entrega de mudas de flores à população na chegada da primavera.

O Miss Gari DF 2017 é uma parceria da Vice-Governadoria do DF com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e as empresas Valor Ambiental e Sustentare. Parceiros privados apoiam na organização do evento e nas premiações.

Final do concurso Miss Gari DF 2017

20 de maio (sábado)

A partir das 20 horas (espaço aberto ao público a partir das 19 horas)

No auditório do Centro Cultural do Taguaparque

Entrada gratuita

Edição: Paula Oliveira