31/05/2017 às 19:03, atualizado em 01/06/2017 às 09:38

Campanha do BRB recolhe resíduos eletroeletrônicos

Iniciativa começa nesta quinta (1º) e vai até o dia 12, no Setor Bancário Sul e nas agências do Banco de Brasília Ceilândia Centro, Gama, Planaltina e Taguatinga Centro

Por Da Agência Brasília, com informações do BRB

O Banco de Brasília (BRB) promove, a partir desta quinta-feira (1º), pelo sexto ano consecutivo, campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos. A iniciativa faz parte de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Neste ano, a campanha ocorrerá de 1º a 12 de junho e é aberta a todos que queiram fazer o descarte desse tipo de material, sejam empregados do banco, clientes ou pessoas da comunidade.

“É uma ação que, além de estabelecer a correta destinação dos resíduos eletroeletrônicos, promove também o desenvolvimento econômico e sustentável”, destaca a gerente de Sustentabilidade do BRB, Leila Republicano.

[Olho texto='”É uma ação que, além de estabelecer a correta destinação dos resíduos, promove o desenvolvimento econômico e sustentável”‘ assinatura=”Leila Republicano, gerente de Sustentabilidade do BRB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ela explica que a reciclagem do material recolhido cria emprego e renda para os trabalhadores envolvidos nessa atividade. “Por isso, aproveitem o final de semana para separar os objetos que são o foco da campanha”, sugere.

Leila ressalta ainda que essa é uma boa oportunidade para a população, uma vez que os pontos permanentes de descarte são escassos. “A cada ano, arrecadamos quantidade surpreendente de materiais. No ano passado, a campanha recebeu 1,9 mil quilos de resíduos”.

Pontos de coleta dos resíduos

Para receber as doações, uma unidade móvel da Estação de Metarreciclagem ficará em frente ao Edifício Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco E), nesta quinta (1º) e na sexta-feira (2). Nos demais dias, estará disponível no local uma caixa coletora.

Ampliada neste ano, a campanha distribuirá caixas coletoras, com um banner sinalizador, em outras quatro unidades do banco: nas agências Taguatinga Centro, Planaltina, Ceilândia Centro e Gama. Todo o material arrecadado será coletado pela organização não governamental (ONG) Programando o Futuro, parceira da iniciativa.

Materiais que podem ser descartados durante a coleta

Categoria Equipamentos/materiais
Computadores Microcomputadores, monitores (tubo, LCD, plasma), notebooks, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressoras, estabilizadores, no-breaks, tonners e cartuchos de impressoras
Portáteis MP3 player, calculadora e agenda eletrônica
Câmeras Fotográfica e filmadora
Televisores TVs de tubo de imagem, LED e plasma
Mídias de armazenamento CD, DVD e HDs interno e externo
Eletroeletrônicos Vídeo cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno de micro-ondas, secador de cabelo, prancha de cabelo, liquidificador, batedeira e furadeira
Aparelhos telefônicos Aparelhos celulares, acessórios, smartphones, tablets, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica
Resíduos eletrônicos Baterias de notebooks, baterias de no-breaks, pilhas recarregáveis, chapas de raios x, cabos de força, cabos diversos, carregadores de celulares e carregadores em geral, adaptadores de energia e painéis eletrônicos

ONG Programando o Futuro

Essa campanha do BRB é feita em parceria com a ONG Programando o Futuro, que desenvolve metodologia de recondicionamento de computadores em desuso.

O trabalho da entidade consiste em coleta de equipamentos usados para reutilização, capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social em oficinas de formação técnica. Parte dos materiais é doada para iniciativas de inclusão digital, como escolas, bibliotecas públicas e telecentros.

Campanha do BRB para arrecadação de resíduos eletroeletrônicos

De 1º a 12 de junho

Pontos de coleta:

No Edifício Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco E)

E nas agências:

Ceilândia Centro (CNM 1, Bloco B)

Gama (AE, EQ 27/36, Lado Oeste, Setor Central)

Planaltina (SHD, Bloco J/A)

Taguatinga Centro (C8, Lotes 13, 14, 29 e 30)