3/6/17 15:57
Atualizado em 5/6/17 às 11:00

Aniversário de Taguatinga começa com lançamento do Cidades Limpas

Força-tarefa, coordenada pela Secretaria das Cidades, chega para executar serviços de conservação, limpeza e revitalização que foram demandados por moradores. Operação já esteve em 13 regiões desde novembro do ano passado

Para abrir as comemorações dos 59 anos de Taguatinga, a Secretaria das Cidades coordena a 16ª edição do programa Cidades Limpas a partir desta segunda-feira (5) na região. A ação será lançada na Praça do Relógio, às 9 horas. Desta vez, a força-tarefa reúne 15 órgãos do governo de Brasília e 279 trabalhadores, que executarão serviços de conservação, limpeza e revitalização na cidade.

Força-tarefa, coordenada pela Secretaria das Cidades, chega para executar serviços de conservação, limpeza e revitalização que foram demandados pelos moradores de Taguatinga. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília-8.5.2017

As equipes do Cidades Limpas atuarão na região administrativa por três semanas, até o dia 23, para que a interrupção causada pelo feriado de Corpus Christi, no dia 15, não prejudique o resultado final.

“Taguatinga é uma das maiores cidades do DF, por isso exige de nós esforços concentrados e contínuos”, explica o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

Operação dará atenção especial a pontos centrais da cidade

Entre as ações previstas para a melhoria do ambiente urbano estão operações de tapa-buracos, poda de árvore, capina e roçagem, remoção de entulhos, retirada de carcaças, recuperação de sinalização de trânsito, revitalização de iluminação pública, além de manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Taguatinga é uma das maiores cidades do DF, por isso exige de nós esforços concentrados e contínuos”Marcos Dantas, secretário das Cidades

A operação dará atenção especial a pontos centrais da cidade como a Praça do Coreto, na QNA 14, que receberá manutenção na iluminação; a Avenida das Palmeiras, onde será feita revitalização de faixa de pedestres; e a Avenida Elmo Serejo, com poda de árvores e pintura de meio-fio.

O ônibus da Identidade Solidária da Polícia Civil estará estacionado, das 9 às 13 horas nos dias 8 e 9, na Praça do Relógio. A unidade móvel contará com três papiloscopistas para emissão de 2ª via da carteira de identidade.

As retiradas de sucatas das ruas ocorrerão de 19 a 23 de junho, nos Setores de Oficinas Sul e Norte. A Administração Regional de Taguatinga notificou cerca de 80 carcaças, avisando a possíveis proprietários para que removam as estruturas para local adequado fora das vias públicas.

A operação do Cidades Limpas em Taguatinga envolve:

• Secretaria das Cidades
  • Administração Regional de Taguatinga
  • Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)
  • Serviço de Limpeza Urbana (SLU)
  • Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
  • Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
  • Companhia Energética de Brasília (CEB)
  • Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
  • Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis)
  • Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde
  • Polícia Militar do Distrito Federal
  • Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
  • Polícia Civil
  • Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
  • Instituto Brasília Ambiental (Ibram)

Lançado em novembro do ano passado no Gama, o Cidades Limpas já passou por Itapoã, Paranoá, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Brazlândia (duas vezes), Ceilândia (duas vezes), Guará, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Vila Planalto e Samambaia. Esta será a 16ª edição do programa e a 14ª localidade a ser beneficiada.

Lançamento do programa Cidades Limpas em Taguatinga
5 de junho (segunda-feira)
Às 9 horas
Na Praça do Relógio