03/06/2017 às 15:57, atualizado em 05/06/2017 às 11:00

Aniversário de Taguatinga começa com lançamento do Cidades Limpas

Força-tarefa, coordenada pela Secretaria das Cidades, chega para executar serviços de conservação, limpeza e revitalização que foram demandados por moradores. Operação já esteve em 13 regiões desde novembro do ano passado

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

Para abrir as comemorações dos 59 anos de Taguatinga, a Secretaria das Cidades coordena a 16ª edição do programa Cidades Limpas a partir desta segunda-feira (5) na região. A ação será lançada na Praça do Relógio, às 9 horas. Desta vez, a força-tarefa reúne 15 órgãos do governo de Brasília e 279 trabalhadores, que executarão serviços de conservação, limpeza e revitalização na cidade.

Força-tarefa, coordenada pela Secretaria das Cidades, chega para executar serviços de conservação, limpeza e revitalização que foram demandados pelos moradores de Taguatinga.

Força-tarefa, coordenada pela Secretaria das Cidades, chega para executar serviços de conservação, limpeza e revitalização que foram demandados pelos moradores de Taguatinga. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília-8.5.2017

As equipes do Cidades Limpas atuarão na região administrativa por três semanas, até o dia 23, para que a interrupção causada pelo feriado de Corpus Christi, no dia 15, não prejudique o resultado final.

“Taguatinga é uma das maiores cidades do DF, por isso exige de nós esforços concentrados e contínuos”, explica o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

Operação dará atenção especial a pontos centrais da cidade

Entre as ações previstas para a melhoria do ambiente urbano estão operações de tapa-buracos, poda de árvore, capina e roçagem, remoção de entulhos, retirada de carcaças, recuperação de sinalização de trânsito, revitalização de iluminação pública, além de manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

[Olho texto=”“Taguatinga é uma das maiores cidades do DF, por isso exige de nós esforços concentrados e contínuos”” assinatura=”Marcos Dantas, secretário das Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A operação dará atenção especial a pontos centrais da cidade como a Praça do Coreto, na QNA 14, que receberá manutenção na iluminação; a Avenida das Palmeiras, onde será feita revitalização de faixa de pedestres; e a Avenida Elmo Serejo, com poda de árvores e pintura de meio-fio.

O ônibus da Identidade Solidária da Polícia Civil estará estacionado, das 9 às 13 horas nos dias 8 e 9, na Praça do Relógio. A unidade móvel contará com três papiloscopistas para emissão de 2ª via da carteira de identidade.

As retiradas de sucatas das ruas ocorrerão de 19 a 23 de junho, nos Setores de Oficinas Sul e Norte. A Administração Regional de Taguatinga notificou cerca de 80 carcaças, avisando a possíveis proprietários para que removam as estruturas para local adequado fora das vias públicas.

A operação do Cidades Limpas em Taguatinga envolve:

  • Secretaria das Cidades
  • Administração Regional de Taguatinga
  • Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)
  • Serviço de Limpeza Urbana (SLU)
  • Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
  • Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
  • Companhia Energética de Brasília (CEB)
  • Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
  • Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis)
  • Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde
  • Polícia Militar do Distrito Federal
  • Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
  • Polícia Civil
  • Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social
  • Instituto Brasília Ambiental (Ibram)

Lançado em novembro do ano passado no Gama, o Cidades Limpas já passou por Itapoã, Paranoá, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Brazlândia (duas vezes), Ceilândia (duas vezes), Guará, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Vila Planalto e Samambaia. Esta será a 16ª edição do programa e a 14ª localidade a ser beneficiada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Lançamento do programa Cidades Limpas em Taguatinga
5 de junho (segunda-feira)
Às 9 horas
Na Praça do Relógio

Edição: Renaro Cardozo