04/06/2017 às 14:16

Sinfônica do Teatro Nacional apresenta Concerto Português em junho

Durante o mês, o grupo será regido por quatro maestros convidados. Na terça-feira (6), músicos homenageiam o alemão Felix Mendelssohn

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Cinco concertos integram a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em junho. Os músicos abrem a série do mês na terça-feira (6), com uma homenagem aos 170 anos da morte de Felix Mendelssohn. Quatro obras do compositor alemão serão executadas no palco do Cine Brasília, às 20 horas.

Edição de arte/Agência Brasília

Edição de arte/Agência Brasília

A regência do primeiro espetáculo de junho ficará a cargo do ítalo-argentino Sebastiano Carlos de Fillippi.

Clássicos eruditos, do cinema e de musicais serão apresentados em 10 de junho, às 16 horas, no Iate Clube de Brasília. O Iate in Concert – La Dolce Vita tem regência do maestro titular do grupo, Cláudio Cohen.

A retirada de ingressos ocorrerá até 9 de junho. Para os sócios, a entrega será na superintendência do clube, e, para não sócios, na secretaria. O tíquete será entregue mediante doação de 2 quilos de alimento não perecível (exceto sal) por pessoa.

Na sexta-feira, 16 de junho, o grupo apresenta o Concerto Sinfônico. No programa regido pelo especialista em ópera Tullio Colacioppo, a Sinfonia nº 5, de Beethoven; Les Preludes, de Franz Liszt; e Bolero, de Ravel. O espetáculo será no Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano), às 20 horas.

Em 20 de junho, o regente Emílio de Cesar conduz os músicos da orquestra em outro Concerto Sinfônico, dessa vez no palco do Cine Brasília. Serão executadas as obras Fanfare Pour Proceder la Peri, de Paul Dukas; Fanfarra para a Mulher Incomum, de Joan Tower; e Fanfarra para o Homem Comum, de Aaron Copland.

Também integram o programa Pequena Sinfonia, de Charles Gounod; Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos; e Serenata para Cordas, Opus 48, em Dó Maior, de Tchaikovsky.

Encerra a programação do mês, em 27 de junho, no Cine Brasília, o Concerto Português, sob comando do maestro lusitano Cesário Costa, de Lisboa.

A apresentação homenageia sete compositores portugueses: Carlos Seixas, Francisco António de Almeida, João de Sousa Carvalho, Marcos Portugal, Domingos Bomtempo, António Fragoso e Alfredo Keil.

programação de junho da orquestra sinfônica claudio santoro

 

Edição: Paula Oliveira