05/06/2017 às 17:07, atualizado em 05/06/2017 às 17:10

Escolas públicas do DF recebem palestras sobre combate à corrupção

Objetivo é conscientizar os alunos em relação à importância de atitudes honestas no dia a dia. Parceria é da Secretaria de Educação com o Ministério Público

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

O que você tem a ver com a corrupção? A pergunta abre margem para importante diálogo na sociedade, mas é, na verdade, o nome do projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação nas escolas públicas da rede.

Em maio, professores e alunos foram convidados a participar de palestras sobre questões importantes no combate ao tema. Ao total, houve 49 encontros para 6 mil estudantes. A programação segue durante todo o ano letivo.

O objetivo é simples: conscientizar sobre a importância do exercício da cidadania com atitudes de honestidade no dia a dia.

Para a gerente de Programas e Projetos Especiais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Marília Magalhães, embora o tema corrupção seja bastante explorado pela mídia, grande parte dos alunos acredita que apenas os políticos cometem atos ilícitos.

“Os jovens ficam surpresos ao identificar, em seu cotidiano, pequenas corrupções. O projeto promove o debate sobre situações como não furar fila, não falsificar a carteirinha de estudante, devolver o troco corretamente, não comprar produtos sem nota fiscal, entre vários outros exemplos.”

As instituições de ensino interessadas em receber o projeto devem se inscrever por meio do site do MPDFT. Em 2016, 48 escolas participaram da iniciativa, 90 palestras foram ministradas e 17 mil estudantes foram atendidos.