11/06/2017 às 16:24, atualizado em 12/06/2017 às 11:58

Pista de atletismo é inaugurada no Recanto das Emas

O equipamento esportivo tem 400 metros de extensão, caixa de areia para salto a distância e área para lançamento de dardo. O governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura oficial

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Para atender a uma demanda de mais de 20 anos da população, o governo inaugurou na manhã deste domingo (11) uma pista de atletismo na Quadra 105 do Recanto das Emas. Com 400 metros de extensão, o equipamento esportivo conta com cinco raias, caixa de areia para salto a distância e área asfaltada para lançamento de dardos. Também ganhará iluminação pública em breve.

O equipamento esportivo tem 400 metros de extensão, caixa de areia para salto à distância e área para lançamento de dardo. O governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura oficial

O equipamento esportivo tem 400 metros de extensão, caixa de areia para salto a distância e área para lançamento de dardo. O governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura oficial. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A entrega foi feita pelo governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg. “Estamos muito felizes de inaugurar mais uma pista. Já entregamos uma entre o Paranoá e o Itapoã, uma em São Sebastião, e, daqui a 15 dias, entregaremos outra no Incra 8”, anunciou o governador.

O modelo da pista, feita com pó de brita, foi solicitado pelo professor de atletismo Manuel Evaristo Neto, de 51 anos. “Esse é o modelo profissional para que os corredores possam utilizar os acessórios adequados”, explicou o docente, responsável pelo ingresso de mais de 20 alunos na seleção brasileira do esporte.

Antes da obra, Evaristo treinava os atletas numa pista de barro e precisava interromper as aulas na época de chuva. “Tenho certeza de que a nova estrutura levará muita gente ao pódio e ajudará a criar muitos cidadãos”, diz o professor.

Para a construção da pista, foi feita a terraplanagem da área e a instalação de um colchão com areia para a drenagem da água da chuva. Segundo o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto, o local ainda vai receber arborização e grama. “Vamos ver se a comunidade quer implementar algo mais, como pontos de encontro comunitário”, acrescenta.

O investimento foi de R$ 139 mil, provenientes de verba do Tesouro.

Governador visita projeto de condomínio sustentável

Depois da inauguração da pista, o governador e a colaboradora do governo Márcia Rollemberg foram conhecer a casa modelo do projeto Residencial Ecológica, também no Recanto das Emas.

A iniciativa é de um grupo de moradores da região administrativa e visa à construção de um condomínio com 283 lotes de interesse social com práticas sustentáveis.

As casas seriam equipadas com placas fotovoltaicas para captar energia solar e sistema de reaproveitamento da água da chuva.

Os responsáveis pelo projeto pediram ajuda ao governador para conseguir uma área onde começar as obras. “Temos que ver uma forma legal para a aquisição do terreno e vamos ver como formalizar isso junto à Codhab [Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal]”, disse Rollemberg.

Edição: Paloma Suertegaray