12/06/2017 às 19:29, atualizado em 13/06/2017 às 09:17

Caravana do Idoso promove ações de cidadania na 112 Sul

Estação do metrô oferece serviços e atividades culturais voltados para pessoas idosas, nesta terça-feira (13), a partir das 13h30

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Na semana de combate à violência contra pessoas da terceira idade, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos promove, nesta terça-feira (13), a Caravana do Idoso. O evento propõe uma tarde de cidadania, conscientização e valorização das pessoas com mais de 60 anos.

Organizado pela Coordenação de Pessoas Idosas, o evento traz para a Estação do Metrô da 112 Sul palestras e atividades culturais a partir das 13h30. O Hospital Oftalmológico de Brasília fará atendimentos para a prevenção do glaucoma durante toda a tarde.

Outros postos de atendimento também atuarão na caravana. São eles:

  • Departamento de Trânsito (Detran)
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
  • Secretaria de Fazenda
  • Conselho dos Direitos do Idoso
  • Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrein)
  • Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas)
  • Geap Saúde

A expectativa é que pelo menos 300 idosos passem pelo local nesta terça-feira.

Simpósio de combate à violência

De acordo com dados do governo federal, em 2016, o Disque Direitos Humanos (Disque 100), registrou 32.632 denúncias de violações de direitos contra idosos, 829 provenientes do Distrito Federal.

[Numeralha titulo_grande=”32.632″ texto=”Número de denúncias de violações de direitos contra idosos no País em 2016″ esquerda_direita_centro=”direita”]

Em razão do grande número de denúncias, a coordenação, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, da Universidade de Brasília (UnB), promove o 2º Simpósio de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

Com o propósito de alertar a sociedade para o grave problema social, o evento foi programado para 21 de junho, das 8 às 17 horas, no Auditório 3 da Faculdade de Saúde da UnB.

Um dos objetivos é informar a sociedade sobre o cenário da violência contra essa faixa etária no País, além de trazer ao debate formas de prevenção e identificação de sinais de agressão.

As inscrições seguem abertas até que se esgotem. Das 150 vagas oferecidas, restam 40. Os interessados devem se inscrever por e-mail para o site do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, com nome completo, data de nascimento, cadastro de pessoa física (CPF), contato e endereço.

Caravana do Idoso

Nesta terça-feira (13)

Das 13h30 às 17 horas

Na Estação do Metrô da 112 Sul

 

2° Simpósio de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

Em 21 de junho

Das 8 às 17 horas

No Auditório 3 da Faculdade de Saúde da UnB

Entrada franca

Edição: Vannildo Mendes