13/06/2017 às 10:12, atualizado em 05/07/2017 às 18:39

IFB abre vagas nas áreas de tecnologia da informação e de serviços

Entre as novidades, MedioTec oferece programação de jogos digitais, na modalidade de educação a distância

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Com o uso crescente da tecnologia, o Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu vagas para cursos técnicos na modalidade de educação a distância (EaD), por meio do Programa MedioTec. Os cursos são nas áreas de tecnologia da informação, hospedagem e eventos.

No total, são de 1,4 mil vagas e as inscrições vão até 22 de junho. Programação de jogos digitais é uma das novidades da instituição. Com 320 vagas disponíveis, esse curso é oferecido apenas na modalidade a distância.

[Olho texto='”Estudar a distância leva o aluno a ter melhor gestão do seu tempo e maior autonomia para estudar de maneira orientada”‘ assinatura=”Fernando Goulart, coordenador-geral de EaD do IFB” esquerda_direita_centro=”direita”]

As vagas serão distribuídas nos nove polos do IFB no Distrito Federal. Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar com multimídia, roteirização e desenvolvimento de aplicativos para celulares, entre outros conteúdos.

Para o coordenador-geral de EaD do instituto, Fernando Goulart, essa opção é uma tendência no mercado digital. “Criatividade, inovação e uso de novas tecnologias são uma constante no conteúdo programático desse curso”, explica.

O empreendedorismo, segundo ele, também é um ponto alto. “A questão de estudar a distância acaba levando o aluno a ter uma melhor gestão do seu tempo e maior autonomia para estudar de maneira orientada”, acrescenta.

Ainda na área de tecnologia da informação, o curso de Informática tem 480 vagas disponíveis.

Oportunidades em eventos e hospedagem

A formação profissional na área de prestação de serviços também mereceu atenção nos investimentos do IFB. Os cursos técnicos de eventos e de hospedagem, já ofertados presencialmente, agora poderão ser também a distância.

São 480 vagas para o curso de técnico em eventos e 150 para o de técnico de hospedagem, nos nove polos na modalidade a distância do instituto.

Vagas por curso e por polo do IFB
Campus do IFB Curso técnico Vagas Dias Turnos
Samambaia Eventos 60 Terça Tarde
Informática 60 Quinta Tarde
Ceilândia Eventos 60 Terça Manhã
Informática 60 Segunda Manhã
Taguatinga Centro (Recanto) Programação de jogos digitais 50 Sexta Tarde
São Sebastião Eventos 60 Terça Manhã
Programação de jogos digitais 50 Quarta Tarde
Informática 60 Quinta Tarde
Taguatinga Programação de jogos digitais 25 Segunda Manhã
Programação de jogos digitais 25 Segunda Manhã
Taguatinga (Brazlândia) Eventos 60 Segunda Noite
Informática 60 Terça Noite
Gama Informática 30 Segunda Tarde
Informática 30 Sábado Manhã
Eventos 30 Quinta Tarde
Eventos 30 Sexta Tarde
Programação de jogos digitais 25 Terça Tarde
Programação de jogos digitais 25 Terça Tarde
Riacho Fundo Hospedagem 30 Segunda Tarde
Hospedagem 30 Terça Tarde
Hospedagem 30 Quarta Tarde
Hospedagem 30 Quinta Tarde
Hospedagem 30 Sexta Tarde
Informática 30 Terça Noite
Informática 30 Quarta Noite
Brasília Programação de jogos digitais 120 Quarta Manhã
Eventos 180 Sábado Manhã
Informática 120 Terça Manhã

MedioTec

O MedioTec é uma extensão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo a oferta de formação profissional em tempo integral a estudantes do ensino médio. Os cursos oferecidos terão duração de um ano e meio.

As vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino, que cursam a segunda (preferencialmente) ou a terceira série do ensino médio. A prioridade é para aqueles em situação de vulnerabilidade e para os beneficiários do programa Bolsa Família.

O MedioTec vai ofertar 82 mil vagas em todo o País. O estudante que participar do programa terá certificação dupla: concluirá os níveis médio e técnico.

Inscrições para os cursos do MedioTec

Até 22 de junho

Pelo site da Secretaria de Educação

A pré-inscrição não garante a vaga, uma vez que todos os inscritos passarão por seleção, conforme os critérios do programa