13/6/17 10:12
Atualizado em 5/7/17 às 18:39

IFB abre vagas nas áreas de tecnologia da informação e de serviços

Entre as novidades, MedioTec oferece programação de jogos digitais, na modalidade de educação a distância

Com o uso crescente da tecnologia, o Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu vagas para cursos técnicos na modalidade de educação a distância (EaD), por meio do Programa MedioTec. Os cursos são nas áreas de tecnologia da informação, hospedagem e eventos.

No total, são de 1,4 mil vagas e as inscrições vão até 22 de junho. Programação de jogos digitais é uma das novidades da instituição. Com 320 vagas disponíveis, esse curso é oferecido apenas na modalidade a distância.

"Estudar a distância leva o aluno a ter melhor gestão do seu tempo e maior autonomia para estudar de maneira orientada"Fernando Goulart, coordenador-geral de EaD do IFB

As vagas serão distribuídas nos nove polos do IFB no Distrito Federal. Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar com multimídia, roteirização e desenvolvimento de aplicativos para celulares, entre outros conteúdos.

Para o coordenador-geral de EaD do instituto, Fernando Goulart, essa opção é uma tendência no mercado digital. “Criatividade, inovação e uso de novas tecnologias são uma constante no conteúdo programático desse curso”, explica.

O empreendedorismo, segundo ele, também é um ponto alto. “A questão de estudar a distância acaba levando o aluno a ter uma melhor gestão do seu tempo e maior autonomia para estudar de maneira orientada”, acrescenta.

Ainda na área de tecnologia da informação, o curso de Informática tem 480 vagas disponíveis.

Oportunidades em eventos e hospedagem

A formação profissional na área de prestação de serviços também mereceu atenção nos investimentos do IFB. Os cursos técnicos de eventos e de hospedagem, já ofertados presencialmente, agora poderão ser também a distância.

São 480 vagas para o curso de técnico em eventos e 150 para o de técnico de hospedagem, nos nove polos na modalidade a distância do instituto.

Vagas por curso e por polo do IFB
Campus do IFBCurso técnicoVagasDiasTurnos
SamambaiaEventos60TerçaTarde
Informática60QuintaTarde
CeilândiaEventos60TerçaManhã
Informática60SegundaManhã
Taguatinga Centro (Recanto)Programação de jogos digitais50SextaTarde
São SebastiãoEventos60TerçaManhã
Programação de jogos digitais50QuartaTarde
Informática60QuintaTarde
TaguatingaProgramação de jogos digitais25SegundaManhã
Programação de jogos digitais25SegundaManhã
Taguatinga (Brazlândia)Eventos60SegundaNoite
Informática60TerçaNoite
GamaInformática30SegundaTarde
Informática30SábadoManhã
Eventos30QuintaTarde
Eventos30SextaTarde
Programação de jogos digitais25TerçaTarde
Programação de jogos digitais25TerçaTarde
Riacho FundoHospedagem30SegundaTarde
Hospedagem30TerçaTarde
Hospedagem30QuartaTarde
Hospedagem30QuintaTarde
Hospedagem30SextaTarde
Informática30TerçaNoite
Informática30QuartaNoite
BrasíliaProgramação de jogos digitais120QuartaManhã
Eventos180SábadoManhã
Informática120TerçaManhã

MedioTec

O MedioTec é uma extensão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo a oferta de formação profissional em tempo integral a estudantes do ensino médio. Os cursos oferecidos terão duração de um ano e meio.

As vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino, que cursam a segunda (preferencialmente) ou a terceira série do ensino médio. A prioridade é para aqueles em situação de vulnerabilidade e para os beneficiários do programa Bolsa Família.

O MedioTec vai ofertar 82 mil vagas em todo o País. O estudante que participar do programa terá certificação dupla: concluirá os níveis médio e técnico.

Inscrições para os cursos do MedioTec

Até 22 de junho

Pelo site da Secretaria de Educação

A pré-inscrição não garante a vaga, uma vez que todos os inscritos passarão por seleção, conforme os critérios do programa