15/06/2017 às 20:38, atualizado em 15/06/2017 às 23:03

Celebração de Corpus Christi reúne milhares de pessoas na Esplanada

Governador Rodrigo Rollemberg participou do evento, que contou com missa e procissão

Por Mariana Damaceno e Jade Abreu, da Agência Brasília

Cerca de 14 mil pessoas passaram no gramado central próximo à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios, para a celebração de Corpus Christi, ao longo desta quinta-feira (15). O governador Rodrigo Rollemberg e a esposa, Márcia Rollemberg, estiveram presentes.

A noite terminou com uma hora e meia de missa, celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio Rocha, e uma procissão em volta do gramado, com velas.

Após missa, procissão em volta do gramado central da Esplanada dos Ministérios celebrou o Corpus Christi em Brasília na noite desta quinta-feira (15). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A noite terminou com uma hora e meia de missa, celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e uma procissão em volta do gramado, com velas. Na caminhada, os fiéis costumam pedir três bênçãos — a primeira pelos doentes, a segunda pelo Brasil e pelos governantes e a terceira pelas famílias.

Desde as 6h30 de hoje, jovens de diversas paróquias de Brasília ajudaram a confeccionar o tapete de 150 metros por onde começou a procissão desta noite. Para fazer os 30 quadros com desenhos que marcam a data, os fiéis usaram 50 sacos de serragem, 30 de palha de arroz e 900 tubos de tinta líquida, além de areia, sal, borra de café e cartolina.

O significado do Corpus Christi

Em latim, a expressão Corpus Christi significa Corpo de Cristo. A data celebra a instituição da Eucaristia — o corpo e o sangue de Cristo —, conhecida como Santíssimo Sacramento. A solenidade ocorre 60 dias depois da Páscoa.

Em Brasília, a missa é feita desde 1961, na Paróquia Santo Antônio, na 911 Sul. De lá, seguia para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, entre as Quadras 307 e 308 Sul. Em 1978, mudou para a Esplanada dos Ministérios, com a montagem do tapete.

Edição: Marina Mercante