15/06/2017 às 16:25, atualizado em 16/06/2017 às 11:27

Público testa simuladores e outras atrações na Campus Party Brasília

Marcos Vinícius Andrade, de 23 anos, comandou um helicóptero por simulação. Área gratuita do evento segue aberta até sábado para visitantes

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Até sábado (17), o público brasiliense pode conhecer novidades no ramo de tecnologia e inovação e ainda se divertir com as atrações do espaço gratuito da Campus Party Brasília. Já nas primeiras horas após a abertura, no fim da manhã, o empreendedor Marcos Vinícius Andrade, de 23 anos, aproveitou para testar um simulador de helicóptero.

Já nas primeiras horas após a abertura, no fim da manhã, o empreendedor Marcos Vinícius Andrade, de 23 anos, aproveitou para testar um simulador de helicóptero.

Já nas primeiras horas após a abertura da Open Campus, no fim da manhã, o empreendedor Marcos Vinícius Andrade, de 23 anos, aproveitou para testar um simulador de helicóptero. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

“Eu não consegui comprar ingresso e vim para a Campus fazer contatos e participar das palestras na área livre. Nunca andei de helicóptero, mas a sensação no simulador é de estar voando mesmo”, contou sobre a experiência.

O simulador na Open Campus é do empresário formado em ciência da computação João Pagotto, de 32 anos. “Comecei por hobby e fui aprimorando, já fiz de avião também.” Ele trabalha a partir de um software com a simulação dos voos, daí em diante adapta tudo para que o controle da aeronave seja o mais real possível, com pedal, painel e manche (a alavanca de comando).

Pagotto comercializa os equipamentos para escolas de treinamento de pilotos. “No Brasil, eu só não fui à primeira edição, depois participei de todas as Campus. A chegada a Brasília é legal porque é um público diferente. Os visitantes se divertem, mas consigo maior divulgação e possíveis negócios”, avalia.

Outras atividades disponíveis eram o uso de óculos de realidade virtual e a simulação de voo de asa-delta. Essas atrações estavam na lista de prioridade de Eduardo Ávila, de 10 anos.

[Olho texto=”O governo de Brasília, correalizador do evento, tem um estande na Campus Party para mostrar atrações turísticas aos campuseiros de fora do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na fila desde as 9h15 com a família — a Open Campus abre às 10 horas —, ele aguardava ansioso para experimentar os equipamentos. “Tenho medo de altura. Acho que vou sentir uma aflição, mas vou encarar o asa-delta”, disse o menino, que planeja ser engenheiro de robótica no futuro.

Hoje (15) e amanhã (16), a Open Campus estará aberta até as 21 horas, e os visitantes poderão permanecer até as 22 horas. No sábado (17), o horário de funcionamento será das 10 às 18 horas, com circulação permitida até as 19 horas.

Governador Rollemberg visita Open Campus e conhece projetos

Durante toda a manhã, o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado do secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, visitou as áreas da Campus Party, logo depois de abrir o Hackathon Inova Brasília. Ele assistiu a uma competição de drones e fez uma aula inicial para pilotagem do equipamento na área externa do evento.

O governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado do secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, fez uma aula para pilotagem de drone na área externa do evento. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Além disso, passou por estandes no Startup & Makers e conversou com os empreendedores. Ele conheceu, por exemplo, iniciativas de agendamento de aulas particulares on-line, tecnologias aplicadas à educação, monitoramento de consumo energético em residências e um programa que controla algumas funções de um caminhão, como ligar o motor e acender o farol por meio de aplicativo.

Na visita, estudantes de biotecnologia da Universidade de Brasília apresentaram a TecFlora, projeto que usa a tecnologia para desenvolver plantas inovadoras que não precisam de nenhum cuidado diário, como sol e água. “Por ser da nossa área, temos grande interesse no futuro parque tecnológico de Brasília”, cobrou do governador Camila Gomes, de 21 anos, do sétimo semestre.

Rollemberg destacou a importância do setor: “Há mais de 12 mil espécies do Cerrado, plantas endêmicas que só ocorrem no bioma. A sustentabilidade da agricultura no futuro depende desse trabalho de biotecnologia”.

Criado em janeiro de 2017, o Biotic – Parque Tecnológico está em fase de implementação e visa concentrar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, com potencial para criar mais de 25 mil empregos diretos.

Veja a Arena da Campus Party Brasília em 360º:

Escola Técnica de Brasília expõe projetos de alunos na Open Campus

O governo de Brasília, correalizador do evento, tem um estande no espaço para reuniões da equipe de governo e para mostrar atrações turísticas da cidade aos campuseiros de fora do DF. Além disso, a Escola Técnica de Brasília tem um espaço próprio para apresentar projetos dos alunos.

Um deles é o que controla o tempo de banho para economizar água. A ideia foi desenvolvida para ser levada à Campus Party Brasília e casou com o momento de escassez hídrica e racionamento na cidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Programamos o tempo, e, depois de 5 minutos de chuveiro ligado, o mecanismo impede que a água saia”, explica o professor João Resende. Para ter água novamente no banho, é preciso esperar 15 minutos. No experimento na Campus, eles fizeram uma programação por tempo menor.

Aluno da escola que participa do projeto, Yure Augusto, de 20 anos, fala sobre a necessidade urgente de conscientização. “A pessoa precisa se conscientizar, senão fica com sabão no corpo. É preciso ser radical”, defendeu.

Edição: Marina Mercante