15/06/2017 às 12:17, atualizado em 16/06/2017 às 11:00

Rollemberg abre disputa do Hackathon Inova Brasília 

Governador apresentou nesta quinta (15) desafios aos participantes da Campus Party Brasília. Eles terão de desenvolver projetos para melhorar serviços na área de segurança, educação ou mobilidade

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

A disputa do Hackathon Inova Brasília na Campus Party começou na manhã desta quinta-feira (15) e vai até sábado (17), quando os jurados selecionarão os finalistas.

Governador Rodrigo Rollemberg apresentou nesta quinta (15) desafios aos participantes da Campus Party Brasília.

Governador Rodrigo Rollemberg apresentou nesta quinta (15) desafios aos participantes da Campus Party Brasília. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Os desafios foram apresentados aos participantes pelo governador Rodrigo Rollemberg e outros representantes e especialistas do Executivo local, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “Queremos que nos ajudem a melhorar a qualidade de alguns serviços do governo”, disse o governador aos competidores.

Em grupos de quatro pessoas, os desafiantes terão de desenvolver um projeto com a melhor solução tecnológica para os problemas propostos, como a criação de um aplicativo.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, também participou da abertura da competição. “Depois que a Campus vai embora, fica a cultura de seguir em busca de novas soluções.”

O foco da disputa é a busca de melhorias no atendimento ao cidadão em três áreas: de segurança pública, educação e mobilidade. Para cada uma, foi apresentado um desafio:

  • Como divulgar os dados da segurança pública para a população (com foco na importância de fazer os registros policiais)?
  • Como melhor conectar alunos a vagas nas escolas da rede pública do Distrito Federal?
  • Como dados abertos podem melhorar a confiança no transporte público do Distrito Federal?

Para isso, foram liberados dados das matrículas nas escolas públicas, de uma empresa de ônibus que presta serviço de transporte público no DF e números da série histórica dos indicadores da segurança pública.

Aluno de Ciências da Computação em uma faculdade da cidade, Ruan Almeida, de 22 anos, reuniu colegas de turma para participar pela segunda vez da disputa. Eles batizaram a equipe de Sybernet.

Todos fazem um curso on-line para desenvolver aplicativos. Por isso, eles já definiram que vão formular a proposta de formato de aplicativo para sistema Android. “Vamos buscar os dados na internet para decidir como organizar o tema e escolher um foco. Por ora, queremos atuar na área de transporte público”, disse Ruan.

Rollemberg agradeceu aos estudantes que atenderam ao convite do governo. “É um ambiente de cooperação para encontrar soluções inteligentes para os problemas da cidade”, acrescentou.

Fórum do tema da Campus, Cidades Inteligentes, é dividido em quatro debates

Tema da Campus, o Fórum Cidades Inteligentes e Humanas foi iniciado nesta quinta. Em quatro painéis, representantes das três esferas do governo (federal, estadual e distrital ou municipal), especialistas e autoridades debatem soluções para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

O governador Rodrigo Rollemberg passou pelo fórum em visita por toda a Campus pela manhã acompanhado do secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour. “Queremos recolher muitas contribuições para que Brasília esteja no topo das cidades inteligentes”, afirmou.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg e o secretário adjunto de Trabalho, Thiago Jarjour conheceram projetos de campuseiros, como os drones de competição.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, conheceram projetos de campuseiros, como os drones de competição. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

No espaço, antes de abrir o Hackathon Inova Brasília, ele visitou a Arena da Campus, onde testou óculos que tiram fotos por comando de voz, entre outras funcionalidades, e conversou com os campuseiros. Em seguida, o governador fez uma ronda pela Open Campus, conhecendo os diferentes projetos expostos.

A Campus Party Brasília

A Campus Party Brasília terá mais de 250 horas de conteúdo, e os palestrantes se dividirão em quatro palcos: no principal, no de criatividade e entretenimento, no de inovação e no de ciência.

Nesta quinta (15) e na sexta-feira (16), a Open Campus funcionará das 10 às 21 horas, e os visitantes poderão permanecer até as 22 horas. No sábado (17), será das 10 às 18 horas, com circulação permitida até as 19 horas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além de palestras e oficinas, o local recepcionará a Campus Future, com exposição de projetos acadêmicos inovadores e o programa Startup & Makers — para a edição brasiliense, 50 startups foram selecionadas.

A área gratuita também terá simuladores de diferentes modelos. Haverá a etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones, com piloto profissionais, além de partidas de hóquei entre robôs.

Duas décadas de Campus Party

A experiência da Campus Party surgiu em 1997 na Espanha. Desde então, já percorreu países como Alemanha, Colômbia, Equador, El Salvador, Inglaterra e México. Chegou ao Brasil em 2008 e já teve edições em São Paulo (SP), no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG).

Edição: Paula Oliveira