19/06/2017 às 17:57, atualizado em 19/06/2017 às 18:07

85% dos usuários estão satisfeitos com os serviços do Metrô-DF

Atendimento de primeiros socorros e baixo número de furtos e roubos são destacados como pontos positivos, conforme pesquisa

Por Da Agência Brasília, com informações do Metrô-DF

Pesquisa encomendada pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) indica que o índice de satisfação dos usuários chega a 85%. Desses, 38,6% deram nota 8 ou mais aos serviços prestados nesse meio de transporte coletivo.

Metrô-DF tem 85% dos usuários satisfeitos com o serviço.

Metrô-DF tem 85% dos usuários satisfeitos com o serviço. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília – 17.7.2015

Os quesitos infraestrutura nos trens e o serviço de transporte em geral foram os que receberam melhor avaliação de quem usa o metrô. A apresentação pessoal dos empregados também foi bem avaliada, com 95,2% de aprovação.

Entre as estações, a mais bem avaliada foi a da 112 Sul, e o atendimento ao usuário também mereceu destaque. O metrô é o único transporte público que realiza atendimento de primeiros socorros, iniciativa que também teve ótima aceitação.

Outro dado importante: a segurança no metrô aumentou, uma sensação que ficou clara na pesquisa. 95,4% dos usuários disseram que não presenciaram nem foram vítimas de roubo ou furto.

[Olho texto=”O contrato de manutenção em vigor, mesmo com redução de 50% no valor, baixou o número de falhas e contribuiu para melhorar a avaliação do metrô” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A iniciativa com maior índice de satisfação dos usuários foi a criação de carro exclusivo para mulheres e deficientes em período integral — 93,8% dos entrevistados concordaram, um aumento de 3,2% em relação a 2015, ano da implantação.

Outra iniciativa de destaque foi a adoção dos aplicativos WhatsApp e Telegram como canais de comunicação com a companhia para melhorar o atendimento ao usuário. 83% dos entrevistados disseram ter gostado da medida, um aumento de 8,1% em relação a 2015.

A instalação dos painéis de destino dos trens também recebeu aprovação expressiva. A empresa atribuiu a satisfação dos usuários aos benefícios proporcionados na gestão atual.

O contrato de manutenção em vigor, mesmo com redução de 50% do valor em relação ao que vigorava em 2015, é um dos fatores responsáveis pela melhoria na avaliação, por ter reduzido substancialmente o número de falhas no sistema.

Usuários pediram novas estações e horário ampliado

Os usuários também fizeram críticas e sugestões. Cerca de 60% dos ouvidos gostariam de ter ampliação no horário de funcionamento do metrô aos domingos e feriados.

[Numeralha titulo_grande=”60%” texto=”Porcentual de usuários que pediram ampliação do horário de funcionamento aos domingos e feriados” esquerda_direita_centro=”direita”]

Outros 34,9% pediram a construção de estações na Asa Norte e finalização das previstas na Asa Sul. Um total de 26,5% pediu a expansão da malha para outras regiões. Houve reclamações quanto ao crescimento do número de ambulantes e pedintes.

Foram entrevistadas 2.926 pessoas, aleatoriamente, entre os usuários das 24 estações. A maior parte dos ouvidos (60,3%) tem entre 21 a 40 anos.

A maioria está empregada (63%); cerca de 40% têm ensino médio completo, e mais da metade possui renda familiar entre R$ 1.576 a R$ 4.728 mensais.

Utilizam o metrô diariamente, indo ou vindo da residência ao trabalho, 57,20% dos passageiros. Outros 15% utilizam o meio para lazer.

Como a integração com os ônibus não está totalmente consolidada, e ainda não há o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), aproximadamente 60% dos usuários se dirigem às estações a pé. Só 27% utilizam ônibus, 12% vão de carro e apenas 1,4% chegam de bicicleta.

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O diretor-presidente da companhia, Marcelo Dourado, informa que sua gestão está empenhada em transformar o Metrô-DF em empresa superavitária.

“Estamos reduzindo gastos, fazendo planejamento estratégico e definindo de que forma poderemos ampliar os serviços. A pesquisa indica que podemos melhorar ainda mais”, destaca.

Edição: Vannildo Mendes