22/06/2017 às 10:11, atualizado em 22/06/2017 às 13:54

DF e Goiás inauguram Estação de Tratamento de Esgotos em Águas Lindas

Entregue nesta quinta-feira (22), local ajudará a preservar a qualidade da Bacia do Rio Descoberto

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A primeira Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas (GO) foi inaugurada nesta quinta-feira (22). Entre os benefícios está a preservação da qualidade da Bacia do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% da população do Distrito Federal.

A primeira Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas (GO) foi inaugurada nesta quinta-feira (22).

A primeira Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas (GO) foi inaugurada nesta quinta-feira (22). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A unidade será operada pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e pela Saneamento de Goiás S.A. (Saneago).

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade. “Essa é uma parceria muito importante que vai trazer cidadania para os moradores de Águas Lindas e do Distrito Federal, porque garante toda a rede de esgoto, as elevatórias e essa estação de tratamento.”

Cerca de R$ 230 milhões foram investidos no sistema de tratamento de esgoto, vindos do governos federal, de Brasília, de Goiás e do município.

Capacidade de atendimento

As obras da Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas (GO) foram iniciadas em 2013. A capacidade de atendimento será de cerca de 135 mil habitantes nessa primeira etapa, podendo chegar a 270 mil, caso seja necessária ampliação.

A estação está parcialmente inserida na área de proteção ambiental da bacia do Rio Descoberto. Fica entre as cabeceiras dos córregos Paulista e Bocaina, afluentes da Bacia do Rio Verde.

A área, de aproximadamente 25 hectares, está às margens da pista que liga Águas Lindas de Goiás a Brazlândia e a cerca de 3 quilômetros da área urbana.

Além de melhorar as condições sanitárias da cidade goiana, a obra vai garantir a qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Verde.

“Águas Lindas demorou a receber uma obra dessa magnitude, mas hoje recebe a melhor obra de tratamento e de coleta de esgoto do Brasil inteiro, que vai atender 90% da população local”, discursou o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Sistema Produtor Corumbá 4 é  outra parceria do DF com Goiás

Durante a inauguração da estação em Águas Lindas de Goiás, Rollemberg também citou a parceria para construir o Sistema Produtor Corumbá 4, que vai melhorar o abastecimento de moradores do Gama, de Santa Maria e do Recanto das Emas, além das cidades goianas Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.

A obra, sob responsabilidade do DF e de Goiás, foi paralisada pelo estado vizinho por questionamentos do Ministério Público Federal. No evento, foi informado que estão feitos os ajustes necessários para a retomada, o que deverá ocorrer nos próximos dias. “A parte do DF está bem adiantada, estamos com quase 70% concluída”, destacou o governador.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg.

Edição: Marina Mercante