24/06/2017 às 12:33, atualizado em 24/06/2017 às 13:32

Governo presta contas para entidades habitacionais de Brasília

Reunião ocorreu na manhã deste sábado (24) entre autoridades da administração pública e representantes de associações

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Autoridades do governo de Brasília se reuniram com representantes de entidades habitacionais do DF na manhã deste sábado (24) para prestar contas sobre programas e ações públicas na área. O governador Rodrigo Rollemberg participou do encontro.

Reunião ocorreu na manhã deste sábado (24) entre autoridades da administração e representantes de associações. O governador Rodrigo Rollemberg participou da solenidade

Reunião ocorreu na manhã deste sábado (24) entre autoridades da administração e representantes de associações. O governador Rodrigo Rollemberg participou do encontro. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

“Nós queremos fazer parcerias com movimentos sociais. Sabemos que o governo sozinho tem mais dificuldades para fazer a oferta habitacional que a cidade precisa. Juntos, nós faremos mais e melhor”, pronunciou-se o governador.

Segundo Rollemberg, é importante fazer essa prestação de contas porque a transparência do processo comprova que os projetos são incontestáveis em termos legais.

[Olho texto=”Sabemos que o governo sozinho tem mais dificuldades para fazer a oferta habitacional que a cidade precisa. Juntos, nós faremos mais e melhor” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Gilson Paranhos, apresentou o número de entregas de unidades, os programas durante a gestão atual e os projetos ainda previstos para este governo. “Procuramos, desde o começo, fazer uma reconstrução deste assunto e ter envolvimento da população nas políticas”, explicou Paranhos.

Ele listou ações do governo mediadas pela Codhab:

  • Dar independência total de ação para as entidades
  • Fazer com que todos os atos da companhia sejam publicados
  • Reformulação do atendimento para a população para agências do Na Hora, com hora marcada, e implementação do aplicativo da Codhab
  • Aplicação da Lei 3877, de 2006
  • Foco em solução de casos antigos

Paranhos também citou que, desde 2015, foram entregues:

  • 12.009 unidades habitacionais
  • 28 mil escrituras
  • 45 ações de revitalização de praças e ruas
  • 70 ações de melhorias habitacionais em áreas de extrema carência
  • 30 unidades contratadas pelo Aluguel Legal
  • 196 lotes legais

De acordo com a apresentação, está previsto até o fim do governo atual a entrega de lotes multifamiliares em Samambaia, em Santa Maria, em Sobradinho e no Varjão e os sorteios de grupos de lotes legais do Habita Brasília nas regiões de Ceilândia, Brazlândia, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.

Entidades habitacionais apoiaram criação do Instituto Hospital de Base

No evento, Rollemberg aproveitou para agradecer o apoio dado pelos movimentos habitacionais para a conversão do Hospital de Base em instituto. “A participação na votação é uma demonstração de que a população está presente e quer um Instituto Hospital de Base. O interesse da comunidade é maior que o de corporações ou de indivíduos”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A proposta do governo de Brasília com a criação do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) foi aprovada na noite de terça-feira (20).

Enviada à Câmara Legislativa no Projeto de Lei nº 1.486, de 2017, de autoria do Executivo, passou pelo crivo dos deputados distritais em dois turnos, com 13 votos e alterações de 11 emendas.

Rollemberg responde críticas sobre decreto que penaliza discriminações por causa de orientação sexual

Quando foi questionado por jornalistas sobre as críticas que recebeu da bancada evangélica da Câmara Legislativa por ter regulamentado decreto que penaliza discriminações por causa de orientação sexual praticadas por pessoas físicas ou jurídicas no DF, Rollemberg se mostrou convicto na decisão.

“Estamos no século XXI e queremos uma cidade que respeite e valorize as pessoas como elas são. Não podemos admitir qualquer forma de discriminação ou preconceito. Estou tranquilo que demos um passo importante para a modernidade”, respondeu o governador.

Edição: Renaro Cardozo