03/07/2017 às 09:43, atualizado em 03/07/2017 às 14:25

Cidades Limpas fica em Santa Maria até o dia 14

Força-tarefa fará aceiros para proteger a mata nativa de incêndios. Rollemberg esteve na região administrativa na manhã desta segunda-feira (3) para lançar o programa

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Tem início nesta segunda-feira (3) em Santa Maria a força-tarefa do programa Cidades Limpas, articulada pela Secretaria das Cidades. Um dos focos da ação, que fica na região administrativa até o dia 14, será a proteção contra incêndios da mata nativa do local destinado à instalação do parque ecológico. Para isso, serão feitos aceiros, barreira natural contra o fogo.

Força-tarefa fará aceiros para proteger a mata nativa de incêndios. Governador Rollemberg esteve na região administrativa na manhã desta segunda-feira (3) para lançar o programa.

Governador Rodrigo Rollemberg esteve em Santa Maria na manhã desta segunda-feira (3) para lançar a 18ª edição do Cidades Limpas. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O lançamento da 18ª edição do programa ocorreu na manhã de hoje, no estacionamento da administração regional, com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

“Além de o Corpo de Bombeiros estar muito bem equipado, estamos fazendo campanhas de mobilização para ter o apoio da população para evitar incêndios”, disse o governador. Ele deu o exemplo do perigo de queimar lixo. “Com o vento, pode-se perder o controle e provocar incêndios que trazem imenso prejuízo ao Cerrado.”

[Olho texto=”Um dos focos da ação, que fica na região administrativa até o dia 14, será a proteção contra incêndios da mata nativa do local destinado à instalação do parque ecológico” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nos primeiros dias da operação, os trabalhadores percorrerão a área e escolherão os trechos específicos para abertura dos aceiros, muito usados na prevenção de incêndios e queimadas em áreas abertas. Esse foi um pedido da própria administração regional, visto que a mata fica muito próximo da área urbana.

As ações planejadas para a região também incluem manutenção da iluminação pública, pintura de faixas de pedestre, demarcação de vagas de estacionamento, limpeza e reconstrução de bocas de lobo, poda de árvores, roçagem de áreas verdes, operação tapa-buracos, retirada de entulho, pintura de meios-fios, além de vistorias em residências para combate aos criadouros do Aedes aegypti — transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

“O Cidades Limpas leva um conjunto de ações que garantem não apenas a limpeza mas também o embelezamento e melhor qualidade de vida para as cidades”, afirmou o governador. Para ele, o sucesso do programa se deve à integração de vários órgãos do governo e ao apoio da comunidade. Participam desta edição os 331 trabalhadores, apoiados por 70 equipamentos.

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, ressaltou que a manutenção das regiões administrativas é um trabalho constante do governo. “Agora, com a chegada do Cidades Limpas, vamos fazer um grande mutirão, uma grande concentração de esforços para deixar Santa Maria mais bonita”, disse. O chefe da pasta anunciou ainda que a Praça da Santa, em frente à administração regional, será revitalizada.

Desenvolvimento econômico

Em Santa Maria, o governador destacou ainda outras ações do governo na infraestrutura da região administrativa que contribuem para o desenvolvimento econômico local, como o lançamento de edital no valor de R$ 60 milhões para o Polo JK, as obras para melhorar a mobilidade na DF-290 e investimentos que beneficiam Porto Rico.

Após lançar as atividades do Cidades Limpas em Santa Maria, o governador visitou uma unidade da rede de mercados Ultrabox, que será inaugurada em breve na região.

“A prioridade absoluta nesses dois próximos anos de governo é melhorar o ambiente econômico e as condições de trabalho para quem quer investir no DF e criar empregos. E é isso que a gente percebe aqui”, disse Rollemberg. O empreendimento é um dos beneficiados pelo Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg sobre o lançamento do Cidades Limpas em Santa Maria.

Edição: Paula Oliveira