06/07/2017 às 17:29, atualizado em 16/02/2018 às 09:17

Itapoã celebra aniversário com festa, lazer e serviços para população

Destaques da programação incluem Estande da Mulher, competições esportivas e shows artísticos durante dois dias

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Para marcar os 12 anos de criação do Itapoã, a Administração Regional promoverá dois dias de atividades que incluem festas, lazer e oferta de serviços públicos à população local. As comemorações serão na sexta-feira (7) — dia do aniversário — e no sábado (8).

Todas as atividades serão organizadas às margens da DF-250, que corta a região. Numa grande área aberta, serão erguidas tendas, nas quais serão promovidos os eventos.

[Olho texto=”Artistas locais animarão a programação, que começa às 9 horas e termina à meia-noite nos dois dias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A sexta-feira terá como destaque o Estande da Mulher, que oferecerá, entre outros serviços, aferição de pressão e teste de glicemia. Estão previstos também shows musicais de artistas e bandas da região.

A agenda de cidadania inclui ainda as ações do projeto Administração nas Quadras, com atendimento a populares nas ruas sobre demandas diversas.

No sábado haverá o tradicional corte do bolo, seguido de premiações de torneios esportivos como futsal e skate, que serão organizados durante a manhã.

Apresentações musicais de artistas do Itapoã também animarão a programação de sábado. Nos dois dias, as festividades começam às 9 horas e terminam à meia-noite.

Programação de aniversário do Itapoã

Povoamento começou na década de 1990 e rapidamente se expandiu

Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de abril de 2016, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Itapoã tem 69.587 habitantes em 17.936 domicílios.

Localizada entre Paranoá e Sobradinho, a região surgiu no fim da década de 1990. Em julho de 2001, famílias das regiões vizinhas e de outras unidades da Federação intensificaram o povoamento da área.

A expectativa de regularização fundiária estimulou o crescimento do local. Em 6 de novembro de 2012, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) fez a doação do terreno onde foi erguido o povoamento para o governo de Brasília.

Em 2003, foi criada a subadministração do Itapoã, vinculada ao Paranoá, até que, em novembro de 2004, a Câmara Legislativa aprovou a criação da região administrativa, oficializada em 2005.

Edição: Vannildo Mendes