14/07/2017 às 19:14, atualizado em 15/07/2017 às 09:03

Prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil estão com inscrições abertas

Iniciativas reconhecem bons exemplos na direção e em projetos pedagógicos desenvolvidos em salas de aulas de todo o País. Interessados têm até 14 e 25 de agosto, respectivamente, para enviar trabalhos

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Profissionais de escolas públicas de todo o País podem se inscrever para os prêmios Gestão Escolar 2017 e Professores do Brasil. Ambos integram a iniciativa Educadores do Brasil, que reconhece e premia boas práticas de gestão e projetos desenvolvidos por docentes.

A oportunidade proporciona visibilidade às experiências pedagógicas. O objetivo é fazer com que os trabalhos exitosos se tornem exemplos para demais profissionais da rede pública e sejam replicados.

As inscrições para o Gestão Escolar terminam em 14 de agosto, e as do Professores do Brasil, em 25 de agosto.

O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, da Secretaria de Educação, Fábio Pereira de Sousa, destaca que os resultados efetivos dos projetos premiados ficam bem claros com os indicadores das escolas.

[Olho texto='”Em muitos casos, o gestor ou professor apenas precisa sentar à frente do computador e ‘colocar no papel’ o que ele já desenvolve na escola”‘ assinatura=”Fábio Pereira de Sousa, subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, da Secretaria de Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Se você observa a redução da taxa de evasão e a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb], isso quer dizer que há um retrato de uma boa gestão”, explica o subsecretário.

Sousa avalia ser necessário fomentar no ambiente escolar a elaboração de projetos diferenciados com bom rendimento. “Em muitos casos, o gestor ou professor apenas precisa sentar à frente do computador e ‘colocar no papel’ o que ele já desenvolve na escola”, completa.

Setor Leste vai do 17º ao 1º lugar no Enem

A coordenadora da Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro, Ana Lúcia Moura, inscreveu no Gestão Escolar de 2012 o projeto pedagógico da escola onde era diretora na época, o Centro de Ensino Médio Setor Leste do Plano Piloto.

“Assumimos em 2008 e nos deparamos com um ambiente cheio de problemas. Com uma proposta de transparência e de gestão de responsabilidade de toda a comunidade escolar, revertemos o cenário”, conta Ana Lúcia.

Em menos de dois anos, a unidade passou de 17º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Distrito Federal para o 1º, à frente das escolas militares.

A posição de destaque no concurso rendeu uma premiação de R$ 6 mil, revertida na instalação e manutenção da parte elétrica da unidade.

Os gestores interessados em concorrer ao prêmio devem se inscrever pelo portal do concurso.

Para participar, o profissional precisa preencher uma autoavaliação e elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Os melhores projetos por unidade da Federação seguem para a fase regional e são premiados.

Essa é a 16ª edição do prêmio, que, desde 2011, ocorre a cada dois anos. As categorias serão Escola Destaque Local, Destaque Estadual/Distrital, Destaque Regional e Referência Brasil, e todos os vencedores ganharão diplomas.

Para as categorias Destaque Estadual/Distrital e Destaque Regional, serão oferecidas, respectivamente, uma viagem de intercâmbio nacional e uma a um país da América Latina. A escola selecionada como Referência Brasil terá direito ainda a um prêmio de R$ 30 mil.

Princesas Negras venceu edição de 2014 do Professores do Brasil

O prêmio Professores do Brasil chega à 10ª edição. Para disputá-lo, qualquer professor de escola pública da educação básica pode inscrever um relato de prática pedagógica. Selecionado, segue para uma premiação estadual, regional e nacional.

[Olho texto=”O Professores do Brasil está dividido em seis categorias, de creche a ensino médio” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As inscrições devem ser feitas pelo site. A divulgação oficial do resultado está prevista para 7 de dezembro.

Professora do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, Mariana Soares Ferreira foi a vencedora da Região Centro-Oeste do Professores do Brasil 2014 com o trabalho Princesas Negras. A proposta pedagógica leva para a sala de aula contos e histórias com protagonistas afrodescendentes.

Com o êxito do Princesas Negras, a escola adotou um projeto étnico-racial, que trabalha a matriz africana em sentido mais amplo.

O Professores do Brasil está dividido em seis categorias, de creche a ensino médio.

Prêmio Gestão Escolar 2017

Inscrição até 14 de agosto

Pelo portal do concurso

Mais informações no regulamento

Professores do Brasil

Inscrição até 25 de agosto

Pelo site

Mais informações no regulamento