19/07/2017 às 19:56

Colônia de férias do Planetário ensina a fazer foguete com material reciclável

Nesta quarta (19), 60 crianças aprenderam a montar o artefato com garrafas PET e papelão e participaram de circuitos científicos. Programação também incluiu visita à Embrapa

Por César Filho, da Agência Brasília

O lançamento de foguetes feitos com garrafas PET e papelão foi o ponto alto da 5ª Colônia de Férias do Planetário de Brasília nesta quarta-feira (19).

Os foguetes de garrafa PET produzidos pelas crianças foram lançados na aérea externa do Planetário.

Os foguetes de garrafa PET produzidos pelas crianças foram lançados na aérea externa do Planetário. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

As 60 crianças das duas turmas de hoje aprenderam a fazer o artefato em uma oficina. “Foi difícil, mas eu consegui montar e, no final, foi muito legal”, contou João Davi, de 9 anos.

Além dessa atividade, a meninada participou de circuitos científicos, com temas como gravidade, diferença entre massa e peso, densidade da matéria e formações de cristais de açúcar.

Parceria inédita com a Embrapa

Neste ano, o evento conta pela primeira vez com a parceria da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Por isso, ontem (18), os pequenos visitaram a Embrapa, no final da W5 Norte, onde trilharam a Caminhada Sustentável.

A garotada também conheceu o Quiosque da Tecnologia, passeou pelo Jardim dos Cheiros, plantou mudas de árvores do Cerrado e ouviu falar da importância do papel das abelhas para a reprodução de plantas.

“Aprendi sobre os planetas, como fazer cristais de açúcar, mas o que eu mais gostei de ver foram as abelhas”, disse, animada, Helena Graciana Oliveira, de 9 anos.

[Olho texto='”A criança, quando conhece o novo, começa a tomar gosto, e o novo, para ela, é ver que a ciência pode ser divertida”‘ assinatura=”Tiago Coelho, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil, Tiago Coelho, levar conhecimento científico a esse público de forma lúdica pode despertar o interesse e contribuir para formar futuros cientistas.

“A criança, quando conhece o novo, começa a tomar gosto, e o novo, para ela, é ver que a ciência pode ser divertida.”

A colônia de férias do Planetário começou na segunda (17) e termina na sexta-feira (21). Foram abertas 240 vagas para oito turmas de crianças de 8 a 12 anos, nos períodos matutino e vespertino.

Edição: Raquel Flores