24/07/2017 às 20:28, atualizado em 24/07/2017 às 21:59

Colônia de férias do Zoo ensina sobre fauna e flora do Cerrado

No primeiro dia de atividades, 25 crianças de 9 a 12 anos visitaram recintos de animais, como o do rinoceronte. Programação segue até sexta (28)

Por César Filho, da Agência Brasília

As 25 crianças que se inscreveram para a Colônia de Feras, da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, participaram nesta segunda-feira (24) do primeiro dia de atividades no parque.

A programação para a meninada de 9 a 12 anos incluiu trilhas ecológicas, jogos, brincadeiras e visitas ao berçário, aos babuínos, ao tigre-de-bengala e ao rinoceronte, entre outros bichos.

Crianças que participam da Colônia de Férias da Fundação Jardim Zoológico de Brasília visitaram recintos de vários animais, como o do rinoceronte

Crianças que participam da Colônia de Feras da Fundação Jardim Zoológico de Brasília visitaram recintos de vários animais, como o do rinoceronte. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Com o tema Por dentro do Cerrado, a colônia tem como objetivo apresentar à garotada o máximo de informações sobre a fauna e a flora do Cerrado.

“Com isso, queremos desmistificar a ideia que às vezes se tem de que o zoológico é um depósito de animais”, explicou a diretora de Educação Ambiental da fundação, Ana Lúcia Dias Teixeira.

Segundo ela, a intenção é mostrar o trabalho promovido pelo Zoo de Brasília de preservação de espécies e ensinar às crianças sobre o bioma com um lazer educativo.

João Pedro Rabelo completou 12 anos no domingo (23), e a colônia de férias foi um presente. “A gente pôde pegar as cobras, eu fiquei com um pouco de medo, mas foi bem divertido”, destacou. “Gostei muito de conhecer as ariranhas”, complementou o morador do Guará.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os participantes mirins foram separados em três equipes — Sapo, Morcego e Urubu — para conhecer diferentes locais do parque. As visitas continuam até sexta-feira (28), quando serão sorteados entre os grupos um passeio noturno e o Zoo Camping — acampamento em que as crianças passam um fim de semana no local.

Essa foi a segunda parte da colônia de férias de 2017. A primeira ocorreu de 10 a 14 de julho, para a faixa etária de 6 a 9 anos. A separação por idades é uma novidade deste ano; antes, havia apenas uma semana para crianças de 7 a 12 anos.

Edição: Raquel Flores