28/07/2017 às 11:34, atualizado em 28/07/2017 às 16:41

Governo entrega mais 500 escrituras no Recanto das Emas

Desde 2015, 29.142 documentos foram emitidos no DF. Cerimônia integra a programação de aniversário de 24 anos da região administrativa

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília 

Diferentemente do informado pela Codhab, foram entregues 29.142 escrituras em dois anos e meio — e não 29.132

Azenádio Lopes de Oliveira, de 57 anos, realizou nesta sexta-feira (28) um sonho que já durava 11 anos. O morador do Recanto das Emas faz parte de uma das 500 famílias que receberam a escritura de seu lote na manhã de hoje.

Azenádio Lopes de Oliveira, de 57 anos, recebeu o documento das mãos do governador Rodrigo Rollemberg

Azenádio Lopes de Oliveira, de 57 anos, recebeu o documento das mãos do governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

“Isso representa a certeza de estar legalizado. Antes, ficávamos com medo”, disse o eletricista, que mora no mesmo local há mais de uma década.

Ele recebeu o documento das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Ter a escritura significa a valorização do patrimônio do cidadão, além da garantia da segurança jurídica para os moradores”, disse.

Em dois anos e meio, foram entregues 29.142 documentos. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), a meta é que esse número, até o fim de 2017, ultrapasse 63 mil, a mesma quantidade distribuída em toda a história do Distrito Federal.

[Olho texto=”“Isso representa a certeza de estar legalizado. Antes, ficávamos com medo”” assinatura=”Azenádio Lopes de Oliveira, morador do Recanto das Emas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Josefa Nascimento, de 66 anos, também foi uma das primeiras a receber o documento hoje. “Esse governo chegou e acabou com a burocracia”, disse a costureira, que divide a casa com o filho.

A escritura, oferecida de forma gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, é emitida na própria Codhab.

Além de mais comodidade, a medida representa economia de R$ 718 para o beneficiário, valor pago atualmente pela lavratura em cartório.

Programa Habita Brasília

A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do Habita Brasília, programa habitacional do governo de Brasília.

A iniciativa também envolve a entrega de unidades habitacionais e a construção da infraestrutura necessária para abrigar as novas moradias.

[Olho texto=”“Ter a escritura significa a valorização do patrimônio do cidadão, além da garantia da segurança jurídica para os moradores”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”centro”]

O governador adiantou que serão construídas 540 novas habitações na região em parceria com cooperativas. “Estamos fazendo melhorarias na cidade, queremos regularizar também Águas Quentes e investir na área, assim como estamos fazendo no Sol Nascente e no Buritizinho.”

Segundo o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, somente no Recanto das Emas foram emitidas mais de 3 mil escrituras apenas nesta gestão. “Isso é recorde. Ontem, cheguei de mais uma viagem em que fui chamado para falar sobre o que o governo está fazendo para Brasília. Para mim, isso significa que estamos no caminho certo.”

O secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, ressaltou o espaço para desenvolvimento que a região tem. De acordo com ele, por meio do Habita Brasília, serão construídos cerca de mil lotes de interesse social na cidade.

Aniversário do Recanto das Emas

A entrega faz parte das comemorações do aniversário de 24 anos do Recanto das Emas, que terá programação oficial até o dia 30.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da cerimônia de entrega de escrituras, houve, na Avenida Recanto das Emas, desfile cívico e corte do bolo de 39 metros na manhã de hoje. No sábado e no domingo, haverá atividades para as crianças, apresentações artísticas e ações sociais. A região administrativa foi criada em 28 de julho de 1993.

Cidades Limpas fica no Recanto das Emas até o dia 4

Iniciada na segunda-feira (24), a 19ª edição do programa Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades, ficará no Recanto das Emas até 4 de agosto.

Para promover uma melhoria imediata no ambiente urbano, estarão envolvidos na força-tarefa 308 trabalhadores de 15 órgãos públicos diferentes.

Entre as atividades programadas estão a retirada de carcaças de veículos abandonados, poda de árvores, capina e roçagem de áreas verdes, remoção de entulho de áreas públicas, tapa-buracos, recuperação de sinalização de trânsito, revitalização da iluminação pública e manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante a entrega de escrituras no Recanto das Emas.

Edição: Paula Oliveira