02/08/2017 às 21:10, atualizado em 03/08/2017 às 10:43

Projeto de revitalização de praça da Ponte JK é apresentado ao governo

Empresários de bares e restaurantes da região debateram demandas da categoria com o governador na noite desta quarta-feira (2)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Empresários de bares e restaurantes da orla da Ponte JK, no Setor de Clubes Esportivos Sul, reuniram-se, na noite desta quarta-feira (2), para apresentar ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, um projeto de revitalização da praça e de outros espaços públicos no local.

Empresários apresentaram ao governador Rollemberg proposta de revitalização da região da orla da Ponte JK.

Empresários apresentaram ao governador Rollemberg proposta de revitalização da região da orla da Ponte JK. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O objetivo do grupo, formado por 36 empreendedores, é fazer parcerias para melhorar a segurança e a qualidade de vida dos frequentadores da região, num trabalho conjunto com o governo, por meio da Administração Regional do Plano Piloto.

Rollemberg apreciou a iniciativa e ressaltou que o governo tem todo interesse em deixar o espaço melhor. “Vamos continuar combatendo rigorosamente o comércio ilegal e queremos fomentar o uso qualificado do lago, por meio de atividades esportivas, de entretenimento e lazer”, destacou o chefe do Executivo.

O governador pediu que a associação encaminhe as propostas para a administração e disse ter todo interesse em fazer parcerias com o grupo. “Juntos, vamos buscar alternativas para garantir a segurança da área e fazer a manutenção adequada para que a população possa usufruir deste espaço.”

[Olho texto='”Vamos continuar combatendo rigorosamente o comércio ilegal e queremos fomentar o uso qualificado do lago, por meio de atividades esportivas, entretenimento e lazer”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O encontro ocorreu em um dos restaurantes da orla, às margens do Lago Paranoá. Entre as benfeitorias previstas está a construção de um novo parque infantil, a reconstrução de calçadas e adequações de acessibilidade. O grupo também planeja fomentar eventos culturais e esportivos no local.

Representante da Associação Empresarial do Centro de Lazer Beira Lago, o empresário Roberto Magnani reforçou a importância do local para a cidade. “Precisamos resgatar essa área, tão essencial para o desenvolvimento do turismo e do comércio”, disse.

Anfitrião entre os empreendedores, Magnani elencou algumas causas da deterioração da área, como comércio informal e consumo de bebidas por menores de idade.

Para resgatar a área pública e, consequentemente, os negócios que ali funcionam, os empresários resolveram fazer denúncias e começaram a promover uma série de ações em parceria com o governo.

Em junho, a Administração Regional do Plano Piloto iniciou a cooperação com a categoria. Foram revitalizadas as calçadas e retirados os equipamentos sucateados que existiam na área de lazer.

Além disso, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) intensificou a fiscalização para coibir o comércio irregular no local.

Para dar continuidade às benfeitorias, o administrador regional, Gustavo Amaral, foi orientado a se reunir com os empreendedores para avaliar a viabilidade das propostas.

Também participaram do evento nesta noite os secretários de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho, e das Cidades, Marcos Dantas.

Edição: Vannildo Mendes