06/08/2017 às 16:28, atualizado em 07/08/2017 às 12:23

Projeto de pesquisas pelo número 156 disputa concurso nacional

Método usado pela Codeplan permite fazer levantamentos que a companhia não conseguia antes

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Com um projeto que usa o sistema telefônico do governo de Brasília, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) é um dos três órgãos do Executivo local finalistas do 21º Concurso Inovação, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Utilização do serviço 156 pela Codeplan para entrar em contato com cidadãos, aumentando a eficiência em pesquisas, é projeto que concorre no 21º Concurso Inovação, organizado pela Enap.

Utilização do serviço 156 pela Codeplan para entrar em contato com cidadãos, aumentando a eficiência em pesquisas, é projeto que concorre no 21º Concurso Inovação, organizado pela Enap. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Feito para aumentar a eficiência em pesquisas, o Projeto de Avaliações Populares sobre a Qualidade dos Serviços Públicos usa o número de telefone 156, do Executivo local, para entrar em contato com cidadãos e levantar informações sem que haja gasto a mais para a companhia.

“Com isso, pudemos fazer pesquisas sobre a Lei do Silêncio e a de Uso e Ocupação do Solo (Luos), além de questionar sobre a qualidade do atendimento do Serviço de Limpeza Urbana e da Agência de Fiscalização do DF”, destaca o presidente da Codeplan, Lucio Rennó.

[Olho texto=”Com a nova metodologia, foram feitas com sucesso pesquisas sobre a Lei do Silêncio e a de Uso e Ocupação do Solo (Luos)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo ele, sem o serviço, seria preciso ir até a casa das pessoas para levantar as informações pessoalmente. “As pesquisas exigem amostras científicas da população. Antes, teríamos que fazer face a face, com custo muito alto de locomoção dos pesquisadores”, justificou o presidente.

Agora, com o uso da central 156, é possível levantar informações com cerca de 5 mil pessoas em uma semana, o que possibilitou fazer consultas que a Codeplan não conseguia. E como o serviço já é do governo, não tem custo a mais para a companhia.

Para conseguir os contatos dos cidadãos para as pesquisas, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) forneceu o cadastro de carteira nacional de habilitação (CNH) dos condutores de Brasília. “É a base de dados mais completa e atual da população que o governo tem”, explicou Rennó.

Brasília participa de concurso com quatro projetos

Além da Codeplan, a Controladoria-Geral do DF e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) também estão com trabalhos inscritos no concurso da Enap. Com eles, o governo de Brasília participa com quatro projetos na seleção.

A Controladoria-Geral está com dois projetos inscritos. O primeiro é uma auditoria com alunos da rede pública que teve os resultados apresentados para a Secretaria de Educação em setembro de 2016. Com isso foram levantados os problemas que as crianças encontram nas escolas de Brasília.

O outro foi a implementação da versão on-line da Ouvidoria do DF, que permitiu aumentar o atendimento do serviço em 2016.

Já a Caesb concorre com o Projeto Atlas, que usa georreferenciamento para centralizar os dados levantados pelos diferentes setores da companhia e facilitar tomadas de decisões no gerenciamento das redes de água e de esgoto de Brasília.

Edição: Paula Oliveira