10/08/2017 às 18:48, atualizado em 11/08/2017 às 17:13

ID Jovem tem mutirão de inscrições no sábado (12)

Benefício concede meia-entrada em espaços de cultura, lazer e esporte para pessoas de baixa renda. Para isso, é necessário apresentar o Número de Inscrição Social

Por Da Agência Brasília

Jovens que queiram aderir ao programa de concessão de meia-entrada em shows, peças de teatro, cinemas e eventos esportivos podem emitir a ID Jovem no sábado (12). Serão três pontos de mutirão no Distrito Federal: Planaltina, Ceilândia e Recanto das Emas.

O documento garante a pessoas de 15 a 29 anos, de baixa renda, acesso a espaços de cultura e lazer. Para isso, basta apresentar o Número de Inscrição Social (NIS), disponível no Cartão Social, na Carteira de Trabalho e Previdência Social ou no extrato do Fundo Garantia por Tempo de Serviço.

A medida é regulamentada pelo Decreto federal nº 8.537, de 5 de outubro de 2015, e é coordenada pela Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Presidência da República.

[Olho texto=”Têm direito ao benefício jovens com renda familiar de até dois salários mínimos inscritos no CadÚnico” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pela legislação, têm direito ao benefício pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

As informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. O documento deve ser apresentado com o RG ou outro documento de identificação. Só no Distrito Federal, 100 mil jovens podem ser beneficiados com o programa.

A articulação no DF coube ao secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski. “Implementar o programa no DF é assegurar que os jovens de baixa renda tenham acesso a benefícios relacionados à cultura, arte e lazer. Esperamos que todos eles se inscrevam e utilizem esses benefícios”, disse.

A escolha das regiões administrativas levou em consideração os locais com registro de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Vamos promover diversas atrações artísticas e culturais, além de emitir a Id Jovem na hora. É uma forma de levar as políticas públicas a quem mais precisa”, afirmou o secretário nacional da Juventude, Assis Filho.

Emissão da ID Jovem

Planaltina

Às 9 horas

Na Praça do Estudante, no Setor Educacional C/D

Ceilândia

Às 9 horas

Na Escola Parque Anísio Teixeira, na QNM 27 – Ceilândia Sul

Recanto das Emas

Às 14 horas

No Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu das Artes), na Quadra 113, Lote 9

Edição: Vannildo Mendes