15/08/2017 às 10:57, atualizado em 15/08/2017 às 11:58

Rollemberg entrega 500 escrituras no Riacho Fundo II

Desde o início da gestão, 29.642 famílias já receberam o documento. Objetivo é chegar aos 63 mil, total somado de todos os governos anteriores

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Nesta terça-feira (15), a aposentada Vitorina de Queiros Monteiro realizou, aos 81 anos, um grande sonho: ter a escritura da casa em que mora há cerca de 20 anos no Riacho Fundo II.

Rollemberg entrega 500 escrituras no Riacho Fundo II.

Nesta terça-feira (15), a aposentada Vitorina de Queiros Monteiro realizou, aos 81 anos, um grande sonho: ter a escritura da casa em que mora há cerca de 20 anos no Riacho Fundo II. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Ela foi uma das 500 pessoas contempladas nesta manhã, quando o governador Rodrigo Rollemberg esteve na região para fazer a distribuição do documento. “Este é um momento muito especial”, disse ela, já com a papelada em mãos.

“Esta é uma forma de valorizar o patrimônio dos cidadãos. O lote escriturado tem muito mais valor”, disse Rollemberg.

Ele também tranquilizou as pessoas que não receberam o documento hoje. “Teremos outras oportunidades, pois queremos uma cidade legal, regularizada”, completou.

A quantidade de documentos distribuídos pelo governo de Brasília desde 2015 (29.642) representa mais de um terço da entregue por todas as outras gestões somadas — 63 mil.

O objetivo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) é igualar esse número até o fim de 2018.

O diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, disse que um dos grandes objetivos da regularização fundiária no DF é promover a dignidade da população.

[Numeralha titulo_grande=”63 mil” texto=”Quantidade de escrituras que será entregue de janeiro de 2015 até o fim de 2018″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Quando entregamos uma escritura, resolvemos problemas sociais e damos estabilidade jurídica às famílias”, resumiu. Ele explicou que, dos 500 documentos entregues hoje, 102 são gratuitos.

Têm direito a esse benefício famílias com renda de até três salários mínimos mensais, como é o caso de Vitorina, que recebeu o documento hoje do governador. Os demais precisam arcar com os custos de cartório, que chegam, em média, a R$ 1,5 mil.

Rollemberg aproveitou a oportunidade para elencar algumas ações do governo de Brasília no Riacho Fundo II:

  • Entrega de 5 mil unidades habitacionais, especialmente no Parque do Riacho
  • Distribuição de cerca de 1,5 mil escrituras, contando com as 500 de hoje
  • Inauguração do terminal rodoviário da região, em 2015
  • Abertura do oitavo centro interescolar de línguas do DF, no Riacho Fundo II, com 480 vagas

Regularização fundiária é um dos pilares do Habita Brasília

A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do Habita Brasília, programa habitacional que tem como objetivo proporcionar moradia digna aos cidadãos, considerando o planejamento das cidades e o combate à grilagem.

Edição: Paula Oliveira