20/08/2017 às 16:35

Brasília recebe festival internacional de teatro até 3 de setembro

Grupo brasiliense Andaime Cia. de Teatro abre na terça (22) a programação do 18º Cena Contemporânea

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Começa nesta terça-feira (22) o Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea. A programação, que vai até 3 de setembro, prevê 22 espetáculos, cinco internacionais, oito produzidos em quatro estados brasileiros (BA, MG, RJ e SP) e nove encenações brasilienses.

Grupo brasiliense Andaime Cia. de Teatro abre na terça (22) a programação do 18º Cena Contemporânea

Grupo brasiliense Andaime Cia. de Teatro abre na terça (22) a programação do 18º Cena Contemporânea. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

A 18ª edição passará pelas seguintes regiões administrativas: Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga.

O evento contou com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), no valor de R$ 399.099, e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com R$ 700 mil.

A programação de 2017 enfoca temas como tolerância, liberdade e respeito às diferenças. A encenação sul-africana Black Off, por exemplo, aborda o pensamento racista como construção histórica.

Também serão apresentadas produções da Espanha, da Colômbia e da França.

Poéticas Urbanas mistura teatro e performance

O grupo brasiliense Andaime Cia. de Teatro abrirá o festival com o espetáculo de rua Poéticas Urbanas. A performance poderá ser vista na terça-feira (22), ao meio-dia, na Praça do Shopping Conjunto Nacional.

Premiada em 2016 no Prêmio Sesc do Teatro Candango, a montagem foi contemplada com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) em 2010.

A obra mistura teatro e performance e trata de amor nos tempos virtuais e da distância entre os corpos e a falta de afeto.

De acordo com o diretor de teatro Roustang Carrilho, a companhia trabalha com intervenção urbana e, com esse espetáculo, propõe atravessar a cidade e tocar os espectadores. “A gente gosta de estar próximo das pessoas comuns.”

[Olho texto='”A gente gosta de estar próximo das pessoas comuns”‘ assinatura=”Roustang Carrilho, diretor do espetáculo Poéticas Urbanas” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para Carrilho, estar na programação do Cena Contemporânea representa um reconhecimento do trabalho da companhia que existe há dez anos e já se apresentou em festivais no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, na Bahia e em Portugal.

O público infantil terá uma mostra especial: o Festival Primeiro Olhar — Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância. As exibições serão aos sábados e domingos, no Auditório I do Museu Nacional, no Conjunto Cultural da República.

Veja a programação completa no site do Cena Contemporânea.

Edição: Raquel Flores