28/08/2017 às 16:00, atualizado em 29/08/2017 às 10:08

Dia nacional de combate ao tabagismo será lembrado na Rodoviária do Plano nesta terça (29)

Secretaria de Saúde promoverá ações como testes de medida da capacidade respiratória e distribuirá materiais educativos. Mobilização ocorrerá na Plataforma C, das 8 horas ao meio-dia

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Os malefícios do tabaco serão tema de campanha educativa da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (29) na Plataforma C da Rodoviária do Plano Piloto. A ação marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Das 8 às 12 horas, a população terá acesso gratuito a esclarecimentos e serviços como testes de medida da capacidade respiratória e de dependência do tabaco e dosagem de monóxido de carbono.

[Numeralha titulo_grande=”1.054″ texto=”Número de atendimentos de janeiro a junho de 2017 em 18 centros de referência em tratamento do tabagismo no DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Pessoas interessadas em parar de fumar que comparecerem ao evento serão encaminhadas para unidades de tratamento da rede pública de saúde.

De acordo com a secretaria, o Distrito Federal conta hoje com 42 centros de referência em tratamento do tabagismo. Em 18 deles, de janeiro a junho, foram feitos 1.054 atendimentos — 551 pacientes informaram ter largado o vício do cigarro.

Os centros ficam distribuídos em 14 regiões administrativas: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto (Asas Norte e Sul), Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os endereços estão na página do Programa de Controle do Tabagismo no DF do site da Secretaria da Saúde.

Segundo o coordenador do programa, pneumologista Celso Rodrigues da Silva, o tratamento na rede pública se dá em grupos de terapia que trabalham o cognitivo e os graus de dependência e de motivação dos participantes. Quando necessário, é oferecido gratuitamente tratamento medicamentoso.

Os encontros ocorrem semanalmente ao longo de um mês e são acompanhados por médico e equipe de saúde.

O programa atua ainda em duas frentes: nas escolas públicas e privadas, onde os professores recebem orientação para multiplicar mensagens antitabagistas.

Para marcar a data amanhã, a Vigilância Sanitária também promoverá ações em bares e restaurantes do DF para verificar o cumprimento da Lei Antifumo nº 12.546, de 2011. O Artigo 49 proíbe o fumo em recintos coletivos fechados, sejam eles públicos ou privados.

Origem do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criado em 1986, pela Lei Federal nº 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Neste ano, o tema da campanha nacional é O cigarro mata. Dados do Ministério da Saúde apontam que 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo, e 12,6% de todas as mortes no País podem ser atribuídas a esse mal.

Edição: Raquel Flores