28/08/2017 às 10:31, atualizado em 29/08/2017 às 06:50

Força-tarefa do Cidades Limpas volta a Taguatinga

As ações de limpeza, conservação e revitalização ocorrerão até 15 de setembro. Lançamento ocorreu nesta segunda-feira (28)

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A partir desta segunda-feira (28), Taguatinga volta a receber a força-tarefa do programa Cidades Limpas. Serviços de limpeza, conservação e revitalização serão feitos na região até 15 de setembro.

Taguatinga volta a receber a força-tarefa do programa Cidades Limpas. O lançamento ocorreu na manhã de hoje, na Feira Permanente da QNL 7, com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Taguatinga volta a receber a força-tarefa do programa Cidades Limpas. O lançamento ocorreu na manhã de hoje, na Feira Permanente da QNL 7, com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O lançamento ocorreu na manhã de hoje, na Feira Permanente da QNL 7, com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

“É uma ação de Estado que, coordenada com outros órgãos, diminui a sensação de insegurança da população em determinadas áreas”, disse o governador. Ele destacou que a poda de árvores e a recuperação da iluminação pública contribuem para tornar o local mais seguro.

A partir desta edição do programa, a Secretaria das Cidades utilizará informações sobre manchas criminais e áreas de insegurança como parte do planejamento das ações.

O secretário da pasta, Marcos Dantas, destacou que o programa retorna à cidade devido ao tamanho da região. O primeiro mutirão ocorreu de 5 a 23 de junho, predominantemente na área central.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Desta vez, as ações ficarão concentradas na parte sul. Trezentos e cinquenta e nove servidores públicos e funcionários de empresas contratadas atuam na força-tarefa.

Estão previstas atividades de poda de árvores, retirada de carcaças, tapa-buracos, instalação de quebra-molas, capina e roçagem, remoção de entulho, recuperação de iluminação pública e manejo ambiental para combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Rollemberg destacou a contribuição das ações do Cidades Limpas na redução dos casos dessas doenças. Ele também ressaltou medidas que já estão em execução e que beneficiarão moradores de Taguatinga, como a ampliação do viaduto na entrada da região, a construção de ciclovia na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a revitalização do Taguacenter e a licitação para a construção de calçadas de ligação entre as avenidas Comercial e Samdu.

Criada para promover a melhoria imediata do ambiente urbano, a iniciativa também trabalhará na recuperação de espaços públicos, como a praça da Vila Dimas.

Cidades Limpas está na 22ª edição

O trabalho em Taguatinga marca a 22ª edição do Cidades Limpas. Coordenada pela Secretaria das Cidades, a força-tarefa conta com a participação de diversos órgãos.

Lançado em novembro de 2016, o programa já passou por outras 19 localidades: Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Fercal, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II e Vila Planalto.

Após o início dos trabalhos do Cidades Limpas, o governador visitou o Centro Educacional 5, também em Taguatinga, onde conversou com estudantes e colaboradores sobre demandas da unidade escolar.

Regularização do Setor Primavera

Na cerimônia de lançamento do Cidades Limpas, moradores reivindicaram obras de infraestrutura para o Setor Primavera, em Taguatinga. “Queremos regularizar o setor para que possamos entrar com a infraestrutura urbana, como estamos fazendo no Sol Nascente, no Porto Rico, no Buritizinho, em Vicente Pires”, explicou Rollemberg.

As mais de 30,5 mil escrituras entregues no Distrito Federal desde 2015 também foram citadas pelo chefe do Executivo, assim como a venda direta nos condomínios e a regularização fundiária de templos religiosos.

Atropelamento no Gama

Nesta manhã, o governador lamentou o acidente de trânsito que matou três pessoas no Gama e deixou dois feridos, nesse domingo (27). Ele disse que vai fortalecer a fiscalização para reduzir ainda mais os índices de mortes no trânsito.

“Vamos continuar intensificando a fiscalização, especialmente nos fins de semana, punindo a associação da bebida alcoólica com o uso do volante, para evitar tragédias como essa, que atingem famílias, a cidade e a todos nós”, disse Rollemberg.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg no lançamento do programa Cidades Limpas em Taguatinga

Edição: Paula Oliveira