02/09/2017 às 17:03, atualizado em 02/09/2017 às 18:08

#BoraVencer para o Enem reúne cerca de 2 mil alunos neste sábado (2)

Na segunda edição deste semestre, estudantes que querem ingressar no ensino superior viram conteúdos de sociologia, geografia e história. Parte da aula dessa última disciplina foi ministrada pelo governador Rodrigo Rollemberg

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Cerca de 2 mil alunos participaram, na tarde deste sábado (2), do aulão preparatório do #BoraVencer para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Parte do conteúdo de história foi ministrada pelo governador Rodrigo Rollemberg. Formado na matéria pela Universidade de Brasília (UnB), ele ajudou os jovens a resolver algumas questões.

Cerca de 2 mil alunos participaram, na tarde deste sábado (2), do aulão preparatório do #BoraVencer para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Parte do conteúdo de história foi ministrada pelo governador Rodrigo Rollemberg.

Cerca de 2 mil alunos participaram, na tarde deste sábado (2), do aulão preparatório do #BoraVencer para o Enem. Parte do conteúdo de história foi ministrada pelo governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Tony Winstom/Agência Brasília

O encontro ocorreu no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e foi o segundo do semestre. Hoje também estavam previstas as disciplinas de filosofia, sociologia e geografia.

“Os resultados do programa são fantásticos, mostram a importância dele para democratizar o acesso a universidades públicas para alunos da rede de ensino do Distrito Federal”, disse Rollemberg.

[Olho texto='”Os resultados do programa são fantásticos, mostram a importância desse projeto para democratizar o acesso a universidades públicas para alunos da rede de ensino do Distrito Federal”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Maria Eduarda de Carvalho, de 16 anos, quer cursar psicologia e ficou sabendo do programa por meio de uma rede social. “Uma amiga minha fez e passou na UnB. Eu quero passar também”, brincou. Essa é a primeira vez que ela participa do #BoraVencer, iniciativa da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Ainda para este ano, estão programadas aulas de redação e matemática, em 30 de setembro, de ciências da natureza, em 8 de outubro, e de dicas. O primeiro aulão do semestre, em 27 de agosto, abordou português, artes e linguagem.

Desde 2016, a secretaria já promoveu 13 edições, além de dois cursos intensivos. Foram atendidos mais de 20 mil estudantes, dos quais 759 conseguiram aprovação em universidades públicas do DF.

Programa nasceu de demanda da juventude do DF

O #BoraVencer foi criado para atender à demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia oportunidades de estudo para o vestibular e o Enem. Além do preparatório para os dois exames, a vertente profissionalizante do programa atendeu 4,5 mil jovens do DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os ensinamentos abrangeram áreas como as de assistente administrativo, organizador de eventos, atendente de consultório médico e dentário, maquiagem e design de sobrancelha, mecânica, robótica, programador de aplicativo Android e web-designer.

Para a linha Concursos, foram atendidos 5 mil jovens em dois aulões. Desses, 400 foram aprovados para professor temporário e cerca de mil passaram no certame para efetivos da Secretaria de Educação. Em agosto, um curso intensivo começou a atender outros 1.350 jovens.

Edição: Raquel Flores