08/09/2017 às 16:23, atualizado em 08/09/2017 às 18:35

CEB oferece parcelamento de débitos para redução de inadimplência

Contas vencidas até dezembro de 2016 podem ser divididas em até 60 vezes. Novo contrato com Serasa possibilita negativar consumidores com mais de quinze dias de atraso

Por Da Agência Brasília, com informações da CEB

A Companhia Energética de Brasília (CEB), por meio de sua subsidiária de distribuição, oferece, a partir de segunda-feira (11), o Programa de Negociação de Débitos (Proluz). É uma oportunidade para que os consumidores parcelem suas dívidas em condições diferenciadas.

Apenas contas vencidas até o dia 31 de dezembro de 2016 são passíveis de parcelamento pelo programa. O saldo devedor pode ser dividido em até 60 vezes — com avalista — e entrada mínima de 10%.

[Numeralha titulo_grande=”10%” texto=”Porcentual de clientes que atrasam a conta de energia por até 60 dias. A negativação abrangerá pessoas físicas e jurídicas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Se for sem avalista, o prazo é de até 36 parcelas com entrada mínima de 30% do valor da dívida. Em ambos os casos haverá isenção de juros e de multa. Apenas incidirá a taxa de financiamento de acordo com a quantidade de parcelas negociadas.

Outro requisito para aderir ao Proluz é que o cliente deve estar em dia com as contas de energia de 2017. Caso haja dívida neste ano, há possibilidade de parcelamento, mas dentro das condições normais oferecidas pela CEB: em até 12 vezes com juros de 1% ao mês e multa de 2% sobre o total do saldo devedor.

Negativação por pagamento em atraso

A CEB Distribuição assinou novo contrato com o Serasa para dar mais celeridade aos processos de cobrança. A partir deste mês de setembro, clientes com mais de 15 dias de atraso na fatura de energia podem ter o nome negativado.

A ação tem por objetivo reduzir a inadimplência com a distribuidora de energia. Cerca de 10% dos consumidores atrasam o pagamento da conta de luz por até 60 dias. A negativação abrangerá pessoas físicas e jurídicas.

Clientes nessa situação começarão a ser comunicados pelo Serasa da possibilidade de ter o nome incluso no cadastro nacional de devedores a partir de segunda (11).

Hoje, a CEB já informa, na própria fatura, sobre a possibilidade de negativação quando há débitos em aberto.

Locais para negociação

Para aderir ao Proluz, os clientes devem procurar as agências da CEB ou postos de atendimento da companhia no Na Hora.

A 2ª via das faturas vencidas pode ser obtida pela internet.

Os clientes também podem consultar contas vencidas e obter o código de barras pelo aplicativo CEB Distribuição, disponível em todas as lojas virtuais.