10/09/2017 às 15:11, atualizado em 11/09/2017 às 16:11

Brasília Cênica abre 120 vagas para cursos de capacitação

Turmas de leitura dramática e de expressão corporal serão oferecidas no Teatro Goldoni, um dos espaços selecionados pelo programa da Cultura. Terão prioridade para se inscrever jovens maiores de 16 anos sem qualificação profissional

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Selecionado pelo Brasília Cênica, o Teatro Goldoni promoverá seis oficinas gratuitas de capacitação profissional em áreas de produção artística. O intuito é formar jovens brasilienses (acima de 16 anos) para trabalhos técnicos que envolvem a montagem de um espetáculo.

Neste mês de setembro, serão oferecidos o curso de leitura dramática e o de expressão corporal. Eles começam nos dias 18 e 23, respectivamente, com 20 vagas cada um.

Os interessados devem se matricular na secretaria do Teatro Goldoni, na 208/209 Sul, no Edifício Casa D’Itália. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Terão prioridade na inscrição jovens maiores de 16 anos, sem qualquer qualificação profissional, desempregados que queiram aprender o oficio e pessoas que já atuam em companhias e grupos artísticos sem terem tido aprendizado sistemático.

Leitura dramática

As aulas do curso de leitura dramática para iniciantes serão às segundas-feiras, das 14 às 18 horas. Elas fazem parte do programa de sensibilização de novos públicos do Brasília Cênica, da Secretaria de Cultura.

Às terças-feiras, o Teatro Goldoni já oferece o programa Leituras Dramáticas, com encenações simples do grupo Osdramátikos. As sessões ocorrem a partir das 20 horas.

A atividade busca, de forma lúdica e dinâmica, melhorar a qualidade de interpretação de textos para atores e não atores e propiciar experiências com encenações dramáticas, compreensão de texto e improvisações.

[Olho texto=”Em outubro e em novembro, haverá cursos de iluminação, pintura de cenário, contrarregra e figurino” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por meio de esquetes, espera-se que os alunos adquiram uma vivência enriquecedora no repertório dramático de gestos, intenções e uma cultura abrangente da dramaturgia.

Expressão corporal

A oficina terá como foco o desenvolvimento de ferramentas técnicas e de improvisação em dança contemporânea. Com exercícios guiados e com a construção de sequências de movimentos que incluem habilidades básicas, o curso trará técnicas para ajudar a enriquecer o movimento natural de cada participante.

Em outubro e em novembro, haverá quatro cursos: de iluminação, pintura de cenário, contrarregra e figurino. As turmas terão 20 vagas cada uma.

Cursos do Brasília Cênica no Teatro Goldoni

Leituras dramáticas — iniciação

De 18 de setembro a 16 de outubro

Às segundas-feiras

Das 14 às 18 horas

Carga horária: 20 horas-aula (5 aulas)

20 vagas

 

Expressão corporal

De 23 de setembro a 28 de outubro

Aos sábados

Das 15 às 18 horas

Carga horária: 20 horas-aula (7 aulas)

20 vagas

 

Inscrições na secretaria do teatro

Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Edifício Casa D’Itália – 207/208 Sul

Edição: Raquel Flores