11/09/2017 às 12:58, atualizado em 11/09/2017 às 16:08

Inscrições para FAC de audiovisual são prorrogadas até 26 de setembro

Mudança do prazo atendeu a um pedido de setores culturais para incluir ideias do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Por Da Agência Brasília

As inscrições para o edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de 2017 exclusivas para audiovisual foram prorrogadas até 26 de setembro. O prazo terminaria na segunda-feira (11). 

O adiamento foi um pedido de setores culturais, que pretendem incluir ideias debatidas ao longo do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 15 a 24 de setembro.

A sugestão foi analisada e bem aceita pela Secretaria de Cultura. “A ideia é que o festival de cinema seja um momento de formação de projetos, de parcerias e de debates”, explicou o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Rocha.

O edital prevê R$ 22,765 milhões em recursos — R$ 9,9 milhões de parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A seleção do FAC abrange propostas de fomento e incentivo ao cineclubismo e a pesquisas na área audiovisual. Além dessas categorias, há três linhas de apoio inéditas:

  • financiamento de séries para TV
  • núcleo criativo
  • projeto livre

A modalidade do núcleo criativo refere-se ao apoio a um grupo de profissionais para a criação de projetos que sirvam de base para obras audiovisuais. Já o projeto livre diz respeito a qualquer proposta que não esteja contemplada nas outras linhas, a exemplo de séries para web ou projetos multimídia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O processo seletivo foi lançado em 28 de julho e destinará a verba para produção, complementação, comercialização ou distribuição de longas-metragens, curtas-metragens, séries, animações, mostras e eventos de cinema.

Como se inscrever no FAC

Para participar da concorrência, além de toda a documentação exigida pelo edital, é preciso ter cadastro de ente e agente cultural (Ceac) válido e registro na plataforma Mapa nas Nuvens.

A proposta também deve conter formulário de inscrição e, dependendo da categoria, plano de comunicação e de cronograma de execução. O endereço para envio estará no site da Secretaria de Cultura e no da Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural.