12/09/2017 às 20:18, atualizado em 12/09/2017 às 20:28

Palácio do Buriti adere ao Setembro Amarelo em apoio à prevenção de suicídio

Governador Rollemberg recebeu representantes da campanha nacional na tarde desta terça-feira (12)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O governo de Brasília aderiu nesta terça-feira (12) à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Até o fim do mês, o Palácio do Buriti permanecerá com iluminação na cor símbolo do movimento, amarela.

O governo de Brasília aderiu nesta terça-feira (12) à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio

Com iluminação especial no Palácio do Buriti, o governo de Brasília aderiu nesta terça-feira (12) à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A decisão foi anunciada pelo governador Rodrigo Rollemberg após reunião com o coordenador nacional da campanha, Antônio Geraldo da Silva, e com a psicóloga Marina Saraiva, da Secretaria de Saúde. “Eles pediram, e nós aderimos”, disse o governador.

Durante este mês, a iluminação na cor amarela é adotada em monumentos e prédios governamentais do Brasil e de diversos países filiados à Organização Mundial da Saúde (OMS). A ideia é chamar a atenção para a importância da prevenção do suicídio, considerado um problema de saúde pública.

Segundo o coordenador, a campanha foi trazida para o Brasil em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina depois que uma pesquisa mostrou uma média de 32 suicídios por dia e de 12 mil por ano no País.

[Olho texto=”Pesquisas mostram uma média de 32 suicídios por dia e de 12 mil por ano no Brasil” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Esses são os números que as estatísticas pegam, mas nós sabemos que os valores reais são maiores”, disse Silva, que também é presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina.

Ele ressaltou a importância da adesão do governo de Brasília à campanha. “Sempre foi dito que aqui há mais suicídios do que no resto do País. Precisamos fazer e avaliar essa pesquisa para trabalhar a prevenção local.”

Além da iluminação, são feitas ações em diversas áreas do País para conscientização. A agenda pode ser vista no site da Associação Brasileira de Psiquiatria. Em Brasília, as atividades incluem caminhadas, seminários, debates e cursos.

Jornada de prevenção ao suicídio abre inscrições

Atenta à gravidade do tema, a Diretoria de Saúde Mental do DF promoverá, em 28 e 29 de setembro, a 6ª Jornada de Prevenção ao Suicídio do DF.

As inscrições estarão abertas ao público a partir desta quarta-feira (13). O encontro será no Espaço UniCorreios (Setor de Clubes Esportivos Norte, próximo à Universidade de Brasília).

Edição: Vannildo Mendes