15/09/2017 às 17:16

Fotos históricas marcam 50 anos do Festival de Brasília do Cinema

Entre as imagens de personalidades que fizeram parte da trajetória do evento, há uma de Leila Diniz na piscina do Hotel Nacional. Exposição fica no Museu Nacional até 1º de outubro

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Parte das comemorações de meio século do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a exposição fotográfica Entre Olhares e Afetos pode ser visitada até 1º de outubro no Museu Nacional.

A mostra apresenta fotos de atores, atrizes, cineastas e personalidades do cinema brasileiro em momentos do histórico festival e de seus bastidores. Uma delas, por exemplo, retrata Leila Diniz na piscina do Hotel Nacional.

Os visitantes verão também imagens de diretores como Vladimir Carvalho, Márcio Curi e Geraldo Moraes. Fernanda Montenegro aparece em uma cena de seu primeiro filme, A Falecida. O acervo foi cedido pelo Arquivo Público do Distrito Federal.  

A analista de audiovisual Rosana Dias, de 32 anos, veio a Brasília para acompanhar a programação do festival.

A analista de audiovisual Rosana Dias, de 32 anos, veio a Brasília para acompanhar a programação do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A analista de audiovisual Rosana Dias, de 32 anos, veio de Alagoas para prestigiar o festival. Contou que vai acompanhar as mostras, os debates e demais atividades.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Rosana diz que se interessou em vir por causa da data comemorativa dos 50 anos. Para ela, tanto tempo de celebração de cinema brasileiro é um ato de resistência.

“A gente tem toda essa concorrência com os filmes estrangeiros, e ter filmes brasileiros nos cinemas é uma luta, a nossa produção está acontecendo e tem de continuar”, defendeu.

Publicação mostra 50 anos do Festival de Brasília

Com a exposição, foi lançada a publicação especial Entre Olhares e Afetos — 50 Festivais de Brasília do Cinema Brasileiro. Sob a organização da professora Rose May Carneiro, a obra traz textos de Sérgio Bazi e Sérgio Moriconi, jornalistas e críticos de cinema. Ela será distribuída para convidados e equipes concorrentes da 50ª edição.

O festival começa nesta sexta-feira (15), no Cine Brasília, e vai até 24 de setembro, com programação em 12 regiões administrativas.

Exposição Entre Olhares e Afetos

Até 1º de outubro (domingo)

No Museu Nacional (Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto)

Visitação: de terça-feira a domingo

Das 9 horas às 18h30

Entrada gratuita

Edição: Raquel Flores