18/09/2017 às 18:33, atualizado em 19/09/2017 às 19:55

Blitz educativa abre Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade

Ações de conscientização seguem até 25 de setembro em diversos pontos do DF. Além da mobilização nas vias públicas, a programação inclui atividades em escolas

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

A Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade fez, ao longo desta segunda-feira (18), uma blitz educativa no Eixo Monumental. Equipes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) orientam os motoristas, por exemplo, sobre os perigos do uso de celular ao volante.

Palácio do Buriti, Brasília, DF, Brasil 18/9/2017 Foto: Dênio Simões/Agência Brasília.A Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade foi aberta no Distrito Federal com solenidade no Palácio do Buriti, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg. Promovida anualmente no período de 18 a 25 de setembro, a semana é dedicada à segurança no trânsito e à mobilidade urbana sustentável.

A Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade foi aberta no Distrito Federal com solenidade no Palácio do Buriti, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Promovida anualmente no período de 18 a 25 de setembro, a semana é dedicada à segurança no trânsito e à mobilidade urbana sustentável. A abertura do programa foi feita hoje pelo governador Rodrigo Rollemberg, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Na solenidade, Rollemberg destacou a redução significativa de mortes nas vias públicas. De janeiro a 10 de setembro, foram registrados 173 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. Em 2016, no mesmo período, foram 272, quase 60% mais.

“Nós estamos com o menor número de mortes no trânsito na história de Brasília. É importante lembrar que a população aumentou, o número de carros também subiu e, ainda assim, houve redução de 99 mortes neste ano, comparado ao mesmo período do ano passado”, destacou o governador.

[Olho texto='”A população aumentou, o número de carros também subiu e, ainda assim, houve redução de 99 mortes neste ano. Essa é a Brasília que queremos mostrar para o mundo”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice, as blitze educativas contribuíram para essa redução. Para ele, a conscientização da população é de extrema importância.

O objetivo da iniciativa, segundo o governador, é garantir um trânsito mais seguro e mais humano. “É essa Brasília que queremos mostrar para o resto do mundo. E esta não é uma conquista do governo. O governo tem grande responsabilidade, mas essa é sobretudo uma conquista da nossa sociedade”, ressaltou.

Ações educativas da Semana do Trânsito

Durante toda a semana, serão desenvolvidas atividades educativas, com destaque para o respeito ao pedestre e a mobilidade urbana, por meio dos projetos Cine Detran e Cine Pedal Brasil.

Serão feitas também blitze educativas e atividades que abordarão direção defensiva, regras de circulação, respeito ao ciclista, uso de celular no trânsito, álcool e direção, além de cursos para pedestres e exposições.

As atividades ocorrerão em vias, parques ecológicos, escolas, na Câmara Legislativa, no Museu Nacional, no Serviço Social do Comércio (Sesc) e em faculdades, entre outras localidades.

Os participantes receberão material educativo, a exemplo do Código de Trânsito Brasileiro e cartilhas com regras de circulação para ciclistas e pedestres.

Gentileza no transporte coletivo

O diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Léo Carlos Cruz, aproveitou a abertura da programação para anunciar o lançamento do concurso que elegerá o motorista e o cobrador mais gentil.

[Olho texto=”As atividades educativas abordarão direção defensiva, regras de circulação, respeito ao ciclista, uso de celular no trânsito e álcool e direção” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A proposta faz parte do Projeto Mobilidade e Gentileza, lançado em maio para estimular boas práticas da gentileza dentro do transporte coletivo.

O concurso será dividido em três etapas. Na primeira fase, a população poderá eleger, de 18 de setembro a 27 de outubro, os profissionais que vão entrar no ranking e disputar os títulos. Serão escolhidos 50 funcionários entre motoristas e cobradores.

A escolha poderá ser feita por meio de enquetes cujos links estarão disponíveis nos sites do DFTrans, da Secretaria de Mobilidade e de todas as operadoras de ônibus a partir desta terça-feira (19).

Na segunda fase, os selecionados passarão por uma avaliação da ouvidoria do DFTrans, baseada nas reclamações e elogios feitos pela população.

Os candidatos também serão classificados pelas informações obtidas pela equipe de Recursos Humanos (RH) de cada operadora, como assiduidade e elogios. Os vencedores serão premiados na última semana de novembro.

O objetivo do concurso é despertar os passageiros para os atos de gentileza praticados pelos profissionais que atuam no transporte público. Ao mesmo tempo, visa despertar o interesse dos motoristas e cobradores no exercício da cordialidade.

A solenidade também contou com a presença de alunos do 3º a 5º anos da Escola Classe do Setor Militar Urbano, de representantes dos órgãos de mobilidade e da Secretaria de Cidades, além do deputado federal Hugo Leal (PSB–RJ), autor do projeto da Lei Seca.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na abertura da Semana Nacional de Trânsito.

Edição: Vannildo Mendes