26/09/2017 às 15:18, atualizado em 26/09/2017 às 15:40

Mutirão atende micro e pequenos empreendedores em São Sebastião até sexta (29)

Parceria do governo de Brasília com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal dá acesso a orientações sobre registro e licenciamento de empresas. Também promove capacitações e consultorias

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

As amigas Heloísa Eduarda Mercês Nunes, de 24 anos, e Antônia Auristélia Pereira Mesquita, de 50 anos, têm uma loja de roupas cada uma. Elas compareceram à sétima edição do Mutirão da Simplificação, que ocorre até sexta-feira (29), das 8 às 18 horas, ao lado da Feira Permanente de São Sebastião.

Parceria do governo de Brasília com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal dá acesso a orientações sobre registro e licenciamento de empresas e promove capacitações e consultorias.

Parceria do governo de Brasília com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal dá acesso a orientações sobre registro e licenciamento de empresas e promove capacitações e consultorias. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

“Foram cerca de 20 minutos de orientação para eu regularizar minha situação como microempreendedora individual. Achei um serviço eficiente”, elogiou Heloísa. “O atendimento é bem eficiente e sem enrolação. Vai me ajudar a, enfim, formalizar meu negócio”, disse Antônia.

O dinamismo é marca do mutirão, parceria do governo de Brasília com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF). A cada edição, milhares de pessoas são atendidas — na última, em agosto, em Samambaia, foram 4,9 mil atendimentos.

Além da orientação para abertura, registro, licenciamento e fechamento de empresas, o mutirão oferece 20 palestras, nove oficinas e capacitações gratuitas. A estimativa para esta edição é de 2,7 mil atendimentos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os mutirões levam a oportunidade de regularização dos pequenos negócios para as regiões administrativas junto com orientações, consultoria e capacitação. Tudo o que o empreendedor precisa para atuar de forma legal está nesses eventos”, afirmou o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Antônio Valdir Oliveira Filho, na abertura oficial, nesta terça (26).

As inscrições nas atividades podem ser feitas pelo site do Sebrae-DF ou na Administração Regional de São Sebastião. Pelo telefone 0800-570-0800, é possível esclarecer dúvidas.

Mutirão tem programação voltada para produtores rurais de São Sebastião

Devido às características econômicas da região administrativa, o mutirão tem programação especial voltada para o campo, com palestras e oficinas para produtores rurais e agricultores familiares. Nesta terça, havia estande dedicado à elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O mutirão oferece também o Salão do Empreendedorismo Rural, com comercialização de flores, plantas ornamentais e hortifrutigranjeiros. Ao todo, 45 produtores de São Sebastião participam da exposição, que também conta com oficinas de arranjos florais.

Edição: Paula Oliveira