29/09/2017 às 17:07, atualizado em 29/09/2017 às 17:20

Governo lança política para estimular manifestações culturais LGBTI

Comitê técnico vai identificar, mapear e organizar trabalho de artistas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília

O governo de Brasília instituiu a política cultural lésbica, gay, bissexual, transexual, travesti e intersexual (LGBTI). A medida, oficializada pela Portaria nº 277, de 2018, foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial do DF.

Na prática, o documento autoriza a Subsecretaria de Cidadania e Diversidade, da Secretaria de Cultura, a montar um comitê técnico a fim de dar início a estudos focados na preservação da memória cultural LGBTI.

O futuro grupo de trabalho vai se debruçar no estímulo à pesquisa acadêmica sobre a cultura LGBTI, bem como identificar, cadastrar e estudar movimentos dessa natureza espalhados pelo Distrito Federal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a subsecretária de Cidadania e Diversidade, Jaqueline Fernandes, trata-se do primeiro passo para o surgimento de uma verdadeira política pública exclusivamente focada nas manifestações culturais LGBTI.

“Queremos mapear quem são os agentes culturais em torno dessa pluralidade para organizar alguns acessos a programas de financiamentos, emendas parlamentares, além de trabalhar no combate à LGBTfobia”, explicou Jaqueline.

Edição: Marina Mercante