08/10/2017 às 14:53, atualizado em 09/10/2017 às 13:55

Praça no Setor Leste do Gama é revitalizada

Serviços incluíram reforma do coreto, rampas de acessibilidade e melhoria no calçamento. Entrega foi neste domingo (8)

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Neste domingo (8), o governador Rodrigo Rollemberg reinaugurou a Praça Lourival Bandeira, no Setor Leste do Gama. A reforma do local atendeu a uma demanda da população, que esperava por um espaço para eventos culturais.

O governador Rodrigo Rollemberg reinaugurou a Praça Lourival Bandeira, no Setor Leste do Gama. Os serviços incluíram reforma do coreto, rampas de acessibilidade e melhoria no calçamento

O governador Rodrigo Rollemberg reinaugurou a Praça Lourival Bandeira, no Setor Leste do Gama, neste domingo (8). Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Recepcionado por moradores e líderes comunitários da região, Rollemberg disse estar muito feliz por poder devolver a praça revitalizada. “Principalmente por ser um espaço tão simbólico e importante para a cidade do Gama”, ressaltou.

Os serviços incluíram calçamento em bloquete intertravado, revitalização do coreto, construção de rampas de acessibilidade e instalação de lixeiras.  O lugar, que fica em frente ao Cine Itapoã, vai contribuir para movimentar a cultura local, além de fomentar a economia da cidade.

“Essa era uma área que estava degradada. E o espaço degradado acaba sendo utilizado para outras finalidades, que não são finalidades adequadas, como o uso de drogas. E esse espaço volta a ser para as crianças, com um parquinho revitalizado, um espaço para a cultura local e a prática do lazer”, comemorou Rollemberg, que estava acompanhado da esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg.

A reforma foi feita com recursos de emenda parlamentar do deputado distrital Chico Leite (Rede).

Vistoria a obras no Gama

Antes de reinaugurar a praça, o governador aproveitou para visitar, na DF-290, as obras da ciclovia que liga Valparaíso (GO) a Santa Maria e ao Gama. O trabalho está em fase final, com previsão de entrega ainda neste ano.

[Olho texto='”Esse é mais um investimento em ciclovia feito pelo governo de Brasília. Estamos construindo um local para prática de esporte e para o deslocamento da população”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília, sobre a ciclovia na DF-290″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Esse é mais um investimento em ciclovia feito pelo governo de Brasília. Estamos construindo um local para prática de esporte e para o deslocamento da população”, disse Rollemberg.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), responsável pelo serviço, a ciclovia terá 5,2 quilômetros.

Acompanhado da administradora regional do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, Rodrigo Rollemberg também vistoriou a obra na ponte sob o Ribeirão Alagado, que liga a BR-040 e a BR-060. A travessia é conhecida pelos moradores como “Ponte da Prainha”.

O local precisou ser interditado pelo DER-DF em novembro de 2015, quando uma chuva prejudicou a estrutura.

De acordo com o engenheiro do DER Bruno Almeida, a chuva foi um agravante, mas não o principal motivo. A galeria que passava por baixo da pista era antiga e não suportou a quantidade de água demandada pelo crescimento populacional.

Acompanhado da administradora do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, Rodrigo Rollemberg também vistoriou a obra na Avenida dos Pioneiros, que agora terá um estacionamento ecológico com drenagem

Acompanhado da administradora do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, Rodrigo Rollemberg também vistoriou a obra na Avenida dos Pioneiros, que agora terá um estacionamento ecológico com drenagem. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A água pluvial também era problema no Setor Sul do Gama. A Avenida dos Pioneiros, que recebia o escoamento da chuva e alagava a pista em frente ao comércio, agora terá um estacionamento ecológico com drenagem.

Rollemberg esteve na área neste domingo para checar o andamento das obras. O investimento é de R$ 3.240.411,74, com recursos do Banco do Brasil, e o estacionamento deve ficar pronto ainda neste ano.

Outro lugar visitado pelo chefe do Executivo local foi a Farmácia de Alto Custo, em frente à Praça Lourival Bandeira. O espaço está com a estrutura toda pronta e tem previsão de entrega ainda neste semestre. A expectativa é atender, a princípio, 5 mil pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Campeonato Brasiliense de Bandas e Fanfarras

Após a reinauguração da Praça Lourival Bandeira, Rodrigo Rollemberg foi prestigiar o 1o Campeonato Brasiliense de Bandas e Fanfarras. A disputa faz parte da celebração do aniversário do Gama, comemorado em 12 de outubro.

Após a reinauguração da Praça Lourival Bandeira, Rodrigo Rollemberg foi prestigiar o 1o Campeonato Brasiliense de Bandas e Fanfarras

Após a reinauguração da Praça Lourival Bandeira, Rodrigo Rollemberg foi prestigiar o 1º Campeonato Brasiliense de Bandas e Fanfarras. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A iniciativa surgiu do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama e contou com apoio da Secretaria das Cidades e da administração regional. Entre os inscritos, cinco bandas são de escolas públicas ou coordenações regionais de ensino do DF.

Algumas, a exemplo do CEF 11 do Gama e do Centro Educacional 1 de Planaltina, acumulam mais de 20 anos de tradição e costumam participar de grandes celebrações, como o desfile do Dia da Independência.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Precisamos valorizar muito a formação de novos músicos. Exemplos como esse devem ser multiplicados em outras redes de ensino”, elogiou o governador.

Grupos de escolas particulares e de universidades de Brasília, Goiânia (GO), Anápolis (GO) e cidades do Entorno também competiram neste domingo (8).

Depois, Rollemberg reuniu-se com representantes do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DF) para um almoço. Na ocasião, empresários aproveitaram para agradecer os esforços do governo para a melhoria no setor.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante a reinauguração na Praça Lourival Bandeira.

Edição: Marina Mercante