19/10/2017 às 11:52, atualizado em 19/10/2017 às 23:14

Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, começa a receber asfalto

Serão 19,5 quilômetros de pavimentação asfáltica. Rollemberg esteve no local nesta quinta-feira (19) para verificar o andamento das obras. Ele também visitou residências atendidas pelo programa Melhorias Habitacionais, da Codhab

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Teve início nesta semana a pavimentação asfáltica do Porto Rico, em Santa Maria. Essa é mais uma etapa das obras de infraestrutura que o condomínio recebe.

Serão 19,5 quilômetros de pavimentação asfáltica. Rollemberg esteve no local nesta quinta-feira (19) para verificar o andamento das obras

Serão 19,5 quilômetros de pavimentação asfáltica. Rollemberg esteve no local nesta quinta-feira (19) para verificar o andamento das obras. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A drenagem pluvial, iniciada em julho de 2016, está 67% executada, e a previsão de entrega das intervenções é abril de 2018.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve na região nesta quinta-feira (19) para verificar o andamento dos trabalhos. “A comunidade esperava há mais de 20 anos por essas obras”, destacou.

“Ter infraestrutura contribui para melhorar a qualidade de vida da população. Sem asfalto, há poeira na época de seca e lama na época de chuva, o que prejudica a saúde das crianças.”

[Olho texto=”“Ter infraestrutura contribui para melhorar a qualidade de vida da população. Sem asfalto, há poeira na época de seca e lama na época de chuva, o que prejudica a saúde das crianças”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Serão 19,5 quilômetros (km) de pavimentação asfáltica, além de 15 km de drenagem, 45 mil metros quadrados (m²) de calçadas e 38 mil m² de meios-fios. Cerca de 20 mil moradores de região serão beneficiados com a urbanização.

O investimento é de R$ 29,1 milhões, com 95% dos recursos provenientes de financiamento junto à Caixa Econômica Federal e contrapartida de 5% do governo de Brasília.

Programa Melhorias Habitacionais atua em 20 residências no Porto Rico

O governador pontuou outras obras que também vão atender a população de Santa Maria, como a ciclovia e a ponte da DF-290 e a reforma da Escola Classe Porto Rico, iniciada em agosto.

O governador Rodrigo Rollemberg visitou também a casa da confeiteira Maria Cleomar da Silva, uma das beneficiadas do programa Melhorias Habitacionais

O governador Rodrigo Rollemberg visitou também a casa da confeiteira Maria Cleomar da Silva, uma das beneficiadas do programa Melhorias Habitacionais. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Além disso, visitou uma das 20 residências do condomínio que participam do programa Melhorias Habitacionais, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

A confeiteira Maria Cleomar da Silva, de 46 anos, é uma das beneficiadas da iniciativa que faz melhorias residenciais de até R$ 10 mil em unidades que se encaixam nos critérios da Codhab.

“Eu não teria condições de juntar dinheiro para construir este cômodo, que vai servir para o meu marido ter mais espaço para se recuperar do AVC [acidente vascular cerebral]”, disse.

A meta do governo é atingir 50 residências no Porto Rico por meio do programa neste ano. Podem participar famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que morem há pelo menos 5 anos em áreas passíveis de regularização.

O Melhorias Habitacionais atua em outras três áreas do DF: Fercal, QNR da Ceilândia e Sol Nascente.

Governador diz que não há previsão para aumentar o racionamento de água no DF

O governador aproveitou a oportunidade para reafirmar que ainda não há previsão para aumentar dos dias de racionamento de água em virtude da crise hídrica pela qual passa o DF.

“Essa será uma decisão técnica entre a Caesb [Companhia de Saneamento Ambiental do DF] e a Adasa [Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF]”, disse.

Segundo ele, com a expectativa de chuvas para a próxima semana, indicada pelo Instituto de Meteorologia, e o início da captação de água do Lago Paranoá no início de outubro e do Bananal, no dia 30, espera-se que não seja necessário o aumento do racionamento.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na vistoria das obras do Porto Rico.

Edição: Paula Oliveira