19/10/2017 às 14:04, atualizado em 19/10/2017 às 14:49

Governo recebe representantes do movimento nacional dos catadores

Entre os temas estavam o fechamento do lixão da Estrutural e o encontro nacional do grupo, que será em dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg e outros representantes do governo receberam, na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio do Buriti, representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Entre os temas da reunião com estavam o fechamento do lixão da Estrutural e o encontro nacional do grupo, que será em dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Entre os temas da reunião com estavam o fechamento do lixão da Estrutural e o encontro nacional do grupo, que será em dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

No encontro, eles trataram do fechamento do aterro controlado do Jóquei — conhecido como lixão da Estrutural — e do encontro nacional do grupo.

O grupo, com líderes de cooperativas de várias partes do Brasil, mostrou-se preocupado com a data para a desativação do lixão, prevista para o fim deste mês, e com a importância da inclusão dos catadores antes disso.

De acordo com o governador, as demandas apresentadas hoje serão reunidas às informadas na terça-feira (17) por um grupo de Brasília e serão tema de um encontro interno do governo ainda nesta semana.

Um retorno deve ser dado até a semana que vem. “Quero muito que Brasília seja exemplo de sucesso na ampliação do papel dos catadores. Meu sonho é que um dia todo o serviço seja feito pelo catador”, disse Rollemberg.

Encontro nacional ocorrerá em Brasília

De 11 a 13 de dezembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães receberá pela primeira vez o encontro nacional dos catadores de materiais recicláveis.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Essa é a oitava edição, e o evento, segundo os organizadores, é o maior de reciclagem promovido por catadores no mundo. São esperadas 5 mil pessoas nos três dias.

Apesar de o governo de Brasília já contribuir com o espaço e a alimentação para os participantes, Rollemberg pediu para que o grupo detalhe outras formas de o Executivo local apoiar o evento. “Vamos ver o que é possível ser feito e informar a vocês.”