19/10/2017 às 09:01, atualizado em 19/10/2017 às 09:52

Prazo para remanejamento escolar começa na segunda (23)

Também tem início na semana que vem o período de inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA), a partir de terça (24)

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

Começa na segunda-feira (23) o prazo para pais e responsáveis pedirem o remanejamento escolar em 2018 de alunos da rede pública. O procedimento permite a mudança de escola ao estudante já matriculado no ano letivo de 2017. A data limite é 3 de novembro.

As inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA) também começam na próxima semana. Interessados têm de 24 a 31 de outubro para solicitar uma vaga.

[Olho texto=”No caso do remanejamento escolar, deve-se fazer o pedido na secretaria da unidade de ensino atual e indicar a região ou o local para onde quer a transferência” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No caso do remanejamento escolar, deve-se fazer o pedido na secretaria da unidade de ensino atual e indicar a região ou o local para onde quer a transferência.

De acordo com a diretora de Oferta Educacional, da Secretaria de Educação, Raphaela Cantarino, não é necessário apresentar documentação para solicitar o remanejamento. “O responsável precisa apenas ir até a escola do aluno e preencher o formulário correspondente”, detalha.

Todos os alunos da educação básica estão aptos a pedir o remanejamento. No entanto, a solicitação está condicionada à existência de vagas na instituição requerida. Caso não haja disponibilidade, o aluno permanece matriculado na mesma escola.

Alunos da EJA podem escolher onde preferem estudar

As inscrições na EJA devem ser feitas por meio de telematrícula, pelo número 156, opção 2. Além de dados pessoais básicos, como nome e data de nascimento, o candidato precisa fornecer o CEP da residência ou do próprio local de trabalho, ou o do responsável (no caso de o aluno ter menos de 18 anos).

[Olho texto=”O resultado das inscrições e do remanejamento estará disponível em 20 de dezembro, a partir das 17 horas, no site da Secretaria de Educação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Alunos da EJA podem escolher onde vão estudar e, para isso, também devem informar duas alternativas de escola na hora de se inscrever”, explica Raphaela.

O resultado das inscrições e do remanejamento estará disponível em 20 de dezembro, a partir das 17 horas, no site da Secretaria de Educação.

A efetivação da matrícula e o preenchimento de vagas remanescentes, que geralmente ocorrem em janeiro, dependem ainda da aprovação do calendário escolar para o próximo ano.

A recomendação da pasta é que, depois da divulgação do resultado, estudantes e responsáveis fiquem atentos a essa informação, que também estará na página da secretaria na internet.

Edição: Paula Oliveira