19/10/2017 às 19:40, atualizado em 19/10/2017 às 19:46

Professores da rede pública capacitam-se para combate à dengue nas escolas

Durante encontro no Eape nesta quinta (19), docentes receberam orientações para trabalhar o tema com os alunos de 23 a 27 de outubro, quando ocorre ação nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Por Da Agência Brasília

Professores da rede pública de ensino receberam nesta quinta-feira (19) orientações para promover atividades de prevenção e combate à dengue, ao zika vírus e à febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Capacitação na Eape orienta professores no enfrentamento ao Aedes aegypti. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Capacitação no Eape orienta professores para o enfrentamento ao Aedes aegypti. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O encontro ocorreu no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape), na 907 Sul.

A ideia foi dar subsídios aos educadores para que trabalhem o tema em sala de aula de 23 a 27 de outubro, por ocasião da Semana Nacional de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti.

A proposta é que os cerca de 400 educadores que atuam como agentes mobilizadores nas unidades escolares pensem projetos para serem desenvolvidos com estudantes e comunidade escolar nos próximos dias.

“Os professores já receberam formação sobre o tema durante o ano e, agora, recebem orientações para abordar o assunto com os alunos em suas unidades de ensino”, explica a professora Paula Ribeiro, da Subsecretaria de Educação Básica, da pasta de Educação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre as sugestões está a de fazer uma lista de verificação (checklist) de medidas adotadas nas escolas para prevenir focos de proliferação do mosquito, como cobertura de caixa d’água, recolhimento de entulho e lavagem de recipientes que acumulam água.

Na ocasião, poderá também ser debatida a questão da crise hídrica e a necessidade de adoção do consumo consciente de água.

A atividade no Eape contou com a participação de representantes da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); das Secretarias de Educação e de Saúde; e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).