23/10/2017 às 11:36, atualizado em 23/10/2017 às 11:48

Inscrições no ensino regular público pela internet são prorrogadas até 31 de outubro

Postos do Na Hora oferecem acesso à internet. A partir desta terça (24), o telefone 156 atenderá exclusivamente pedidos para a EJA

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

O período de inscrições on-line para novos alunos que querem estudar em 2018 no ensino regular público de Brasília — do primeiro período da educação infantil ao terceiro ano do ensino médio — foi prorrogado até 31 de outubro.

Até esta segunda (23), quando se encerraria o prazo, a Secretaria de Educação recebeu cerca de 28 mil registros.

A modalidade de inscrição on-line é uma novidade neste ano. Segundo a pasta, a opção tem o objetivo de dar mais agilidade ao processo para minimizar o congestionamento das linhas telefônicas e reduzir o tempo de atendimento.

Todos os postos do Na Hora contam com terminais de autoatendimento para auxiliar quem não tem acesso à internet. Além disso, crianças e jovens que ainda não tiraram o CPF podem requisitar no local o documento, obrigatório para a matrícula a partir deste ano.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O resultado das inscrições estará disponível em 20 de dezembro, a partir das 17 horas.

Mesmo tendo feito o procedimento pela internet, o responsável precisará ir à escola para efetivar a inscrição e apresentar a documentação exigida, como ocorre com a telematrícula (pelo telefone 156).

Remanejamento vai até 3 de novembro

Hoje (23) começa o período de remanejamento — procedimento interno que permite ao estudante regularmente matriculado no ano letivo de 2017 requerer mudança para outro colégio da rede pública de ensino mais próximo da residência, do trabalho ou aquele de sua preferência para 2018.

O remanejamento deve ser solicitado até 3 de novembro, na secretaria da unidade escolar onde o aluno está devidamente matriculado neste ano.

Para isso, é necessário preencher formulário próprio no local e, no ato da inscrição, optar por uma única escola.

Se o estudante for menor de idade, o pedido tem de ser feito pelos pais ou responsável. Se maior de idade, o próprio aluno pode requisitar a mudança.

Veja a documentação exigida para o remanejamento em cada uma das opções disponíveis:

  • pela proximidade da residência: comprovante de residência (um dos seguintes documentos: conta de luz, água, telefone, contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel ou declaração de próprio punho do interessado – de acordo com a Lei Distrital nº 4.225, de 24 de outubro de 2008, publicada no Diário Oficial do DF de 29 de outubro de 2008)
  • pela proximidade do trabalho: documento que comprove o vínculo empregatício do(a) estudante ou do(a) responsável, que ateste o endereço do trabalho (um dos seguintes documentos: carteira de trabalho, último contracheque ou declaração atualizada do empregador)
  • pela unidade de preferência: justificativa formal que explicite o motivo da escolha
  • no caso de estudantes do ensino fundamental — anos finais e do ensino médio: boletim escolar anexado à ficha de inscrição do remanejamento

A solicitação de mudança de colégio está condicionada à existência de vagas na instituição requerida. Caso não haja disponibilidade, o aluno permanece matriculado onde já estuda.

Inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA)

Quem quiser se inscrever para uma vaga na educação de jovens e adultos (EJA) poderá fazê-lo desta terça-feira (24) até 31 de outubro, exclusivamente pelo telefone 156, opção 2.

No momento da inscrição, o candidato pode indicar até duas preferências.

Além de dados pessoais básicos, como nome e data de nascimento e último ano cursado, o candidato precisa informar o CEP da residência ou do próprio local de trabalho, ou o do responsável (no caso de o aluno ter menos de 18 anos de idade).